Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/05 às 19h46 - Atualizado em 29/10/18 às 12h09

10ª unidade do CITI é inaugurada no Recanto das Emas

(25/05/2005 – 16:46)

CitiRecanto1Foi inaugurada nesta manhã, 25 de maio, com uma solenidade cívica, mais uma unidade do Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI, que contou com a presença da Excelentíssima Vice-Governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia, do Presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, do Administrador daquela Regional, Georgeano Trigueiro, do Secretário de Solidariedade, Milton Barbosa, o Secretário de Obras, Roney Nêmer, do Secretário para Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, do Deputado Federal José Roberto Arruda, dentre outras autoridades, lideranças comunitárias locais e de Samambaia.
 
A décima unidade do projeto está instalada na Quadra 102, lote 02, Avenida Recanto das Emas, ao lado do Posto de Saúde e disponibiliza 576 vagas, 12 professores, quatro salas com 24 alunos a cada turno, onde são ministrados conhecimentos de Introdução ao Processamento de Dados (IPD), Windows XP, Internet, Correio Eletrônico (e-mail), e Office 2003, com duração de 48 horas. O objetivo do CITI é oferecer, aos jovens carentes e moradores do local, cursos gratuitos com informações básicas na área de Informática e resulta da parceria entre a CODEPLAN e a Administração Regional daquela cidade. Em seu discurso, Abadia ressaltou que 90% da população do DF é constituída por moradores das Administrações Regionais e, por isso, o governo trabalha em prol do bem estar dessa população. “Os CITI’s são um orgulho para todos nós do governo, eles são parte integrantes do sucesso de Brasília, que em breve se tornará a Capital da Inteligência e Informação do País”, complementou Abadia.
 
Conforme Durval Barbosa, até o final deste mês serão mais 45 mil formandos, e esclarecendo a um questionamento do secretário Roney Nemer, informou que os CITI’s têm vagas garantidas para maiores de 40 anos, jovens em regime de semi-liberdade, portadores de necessidades físicas e visuais, dentre outras. Ainda, segundo Durval, com a implantação da Cidade Digital, Brasília abrigará uma demanda de mais de 40 mil novos empregos que exigirão a inclusão digital de seus candidatos. “O CITI atuará na capacitação desses profissionais muitos dos quais sem condições financeiras para essa preparação imprescindível. Por isso, então, o CITI é fundamental nesse processo”, diz ele.
 
Georgeano Trigueiro, em seu discurso, disse que os 102.271 habitantes que fazem da RA XV a sétima maior cidade do Distrito Federal, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios-PDAD, realizada em 2004, pela CODEPLAN em parceria com a Secretaria de Planejamento, podem comemorar. “O CITI é uma parceria vital para nossa população, uma reivindicação constante dos moradores que, em sua grande maioria, são formados por pessoas extremamente carentes. Solicitamos à CODEPLAN e, antes do que esperávamos, o CITI está aqui, pelo qual agradecemos muito ao seu presidente.”
 
Em seus discursos os secretários Izalci e Miltom Barbosa concordaram que o analfabeto de hoje não é mais o que não sabe ler e escrever e sim o excluído digital. “Sem a CODEPLAN, não estaríamos aqui hoje, e, dentre os próximos projetos que estão sendo finalizados, a FUNAP-Fundação de Amparo ao Preso será também uma parceira da CODEPLAN onde em breve será instalada mais uma unidade do CITI, para aquele público”.
 
Carlos Eduardo dos Santos, 19 anos, estudante desempregado, nasceu no Gama e hoje reside no Recanto, como é carinhosamente chamada por seus moradores. Ele destacou a importância do CITI para sua vida profissional, que até o momento estava prejudicada, pois era excluído digital. “O mercado de trabalho é muito exigente, o CITI é uma porta que Deus e as autoridades políticas trouxeram para nossa comunidade que é muito pobre. Agora, graças ao CITI, não me sentirei mais inferior a ninguém”, afirmou o estudante.
 
Os interessados em participar do programa precisam ter idade acima de 14 anos e morar na cidade. É preciso também ter concluído a quarta série do ensino Fundamental – antigo 1º grau. As inscrições podem ser feitas por meio da Central Única de Atendimento Telefônico do GDF – SEACI – telefone 156 – de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, nos finais de semana e feriados de 8h às 18h.
 
Atualmente, já existem escolas instaladas em Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Brazlândia, São Sebastião, Candangolândia, Samambaia e Incra 08. Já se encontra em fase de finalização a unidade da Vila Planalto.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br