Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/06 às 19h09 - Atualizado em 29/10/18 às 12h06

Ceilândia ganha uma Central de Monitoramento e atinge patamar das melhores unidades de policiamento do mundo

(12/06/2006 – 16:09)

monitoramento1

Ceilândia ganhou uma aliada para garantir a segurança da população. A Governadora Maria de Lourdes Abadia inaugurou nesta segunda-feira (12) uma Central de Monitoramento localizada no Quartel do 8° Batalhão da Polícia Militar. Inibir a prática delituosa e auxiliar na repressão ao crime são os objetivos da implantação desse sistema. A inauguração contou com a presença de muitas autoridades.  Além da Governadora, estavam no evento vários secretários de Estado, dentre os quais o de Segurança Pública, Athos Costa, de Assuntos Sindicais, Durval Barbosa e de Gestão Administrativa, Maria Cecília Landim.

A Central de Vídeo de Policiamento do 8º Batalhão vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio dos policiais operadores, que foram treinados pela CODEPLAN. O policiamento é efetuado em conjunto com as viaturas, que ao receberem informações da central via rádio, deslocam-se ao local para as providências necessárias. A instalação das câmeras obedeceu a um levantamento realizado pela Seção de Planejamento do 8º Batalhão. De acordo com o Administrador da Ceilândia, Nilo Abreu, as câmeras estão voltadas para os setores de aglomeração. “Agora tenho certeza que teremos uma diminuição no índice de criminalidade. Eu espero oferecer um maior conforto aos moradores da Ceilândia e registrar nessas câmeras só alegria, principalmente durante a Copa”, brincou o Administrador.

As câmeras de segurança têm como função primordial a inibição do crime, dando ao possível infrator a certeza de que sua conduta está sendo observada pela polícia. A função secundária das câmeras é auxiliar na repressão, uma vez que possibilitam o acompanhamento em tempo real das áreas sob vigilância. O diretor de Tecnologia da CODEPLAN, Carlos Michiles, ressaltou a importância da solução de informática para a segurança pública: “Hoje estamos apresentando uma tendência mundial. É um enorme prazer produzir uma solução para proteger a comunidade. A CODEPLAN está orgulhosa porque segurança é uma prioridade cujo investimento não tem preço”, destacou Michiles.

A instalação de uma Central de Vídeo de Policiamento na Região Administrativa de Ceilândia elevou o 8º Batalhão da PM ao patamar das melhores unidades de policiamento do mundo. Foi com emoção que Abadia lembrou a estória da criação da unidade policial na cidade. “Quando começamos aqui em Ceilândia não tinha luz, não tinha asfalto e a população já se preocupava com a segurança. Em 1978, quando o Batalhão foi criado, os policiais vieram marchando de Taguatinga para Ceilândia, na maior poeira. Quando eles chegaram, a gente não sabia se eram os policiais ou um grupo de operários que estavam ajudando a construir a cidade”, falou a governadora de forma descontraída, e depois continuou: “um tempo depois eu ganhei uma Bolsa de Estudos e fui para Alemanha. Eu conheci um Centro de Monitoramento em Berlim. Era um telão operado por apenas duas pessoas que fazia o controle de todo o trânsito da cidade. Parecia que eu estava em outro planeta, tamanho era o contraste com o nosso sistema de segurança na época. Eu estou contando isso para vocês entenderem a emoção que eu estou sentindo ao chegar aqui em Ceilândia hoje e ver um telão e dois policiais cuidando de toda a cidade. Estamos no mesmo nível das cidades mais modernas do mundo”, concluiu a Governadora emocionada.

O Secretário de Segurança Pública, Athos Costa, disse que a comunidade de Ceilândia é trabalhadora e merece esse sistema. “O Governador Roriz sempre me recomendou dar uma atenção maior para esta cidade. Quem valoriza a segurança, valoriza a pessoa humana e por isso esse projeto é tão importante. Esse é apenas o início de um processo de segurança que, futuramente, vai monitorar todo o distrito Federal”, finalizou o Secretário.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br