Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/12 às 13h24 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan apresenta pesquisa sobre a situação da mulher no DF

(14/03/2012 – 10:24)

PesquisaSituacaoMulherDFA120314

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Secretaria da Mulher divulgaram dia 12/03/2012 , o perfil das mulheres e os indicadores de desigualdades de gênero por Regiões Administrativas do DF, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD – realizada pela Codeplan. Participaram do evento, a presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, a secretária da Promoção de Igualdade Racial, Josefina Serra, a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sandra Patrício e as técnicas da Codeplan, Virgínia Fava e Iraci Peixoto.

O trabalho pretende contribuir para o planejamento de políticas públicas, diminuir a desigualdade de gênero, incentivar a entrada da mulher no mercado de trabalho e promover a igualdade.

De acordo com os dados, as mulheres são maioria no DF, representando 52,49% da população. Em relação ao nível de escolaridade, o número de mulheres não alfabetizadas (3,15%) supera o dos homens (2,48%). Entretanto, o percentual de mulheres com ensino superior completo é maior: 36,75% contra 36,06%.

No que se refere à inserção no mercado de trabalho, as mulheres representam 43,0% das pessoas com trabalho remunerado. E os percentuais de mulheres são altos entre aquelas pessoas sem atividade laboral (58,4%) e entre aquelas desempregadas (52,5%).

No DF, a renda média de homens é 1,6 vezes maior que a renda média das mulheres. Essa desigualdade fica ainda mais evidente a partir de um corte de raça: a renda média dos homens não negros é 2,3 vezes maior que a renda média de mulheres negras.

A presidente da Companhia, Ivelise Longhi afirmou que a saúde, educação e outras áreas precisam fornecer suporte às mulheres para que elas possam entrar qualificadas e preparadas no mercado de trabalho. Ela citou como exemplo a necessidade de boas creches para deixar os filhos, de boas escolas para a capacitação profissional e hospitais e serviços médicos de qualidade. “Queremos conquistar por capacidade e competência, mas precisamos de um respaldo por trás”, disse. Afirmou ainda que a proposta do trabalho é avaliar se o governo do DF está no caminho certo e fazer um monitoramento sobre o que é preciso melhorar.

Para a secretária Olgamir Amancia a pesquisa é fundamental para a construção de políticas públicas adequadas às mulheres. “Nós temos em mãos, um documento extremamente importante. Um marco na história. Daremos um salto de qualidade nas nossas ações”, afirmou ela.

.  Situação das Mulheres no Distrito Federal


Texto: Carolina Goulart

Foto: Gustavo Fernandes

Edição Internet: Eliane Menezes/Nilva Rios

Ascom

 

 

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br