Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/20 às 18h43 - Atualizado em 24/03/20 às 18h53

Codeplan desenvolve manual para otimizar Teletrabalho

 

Dicas pretendem facilitar a adaptação dos empregados ao trabalho remoto

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal desenvolveu um manual com dicas para facilitar a adaptação dos empregados e as atividades dos gestores ao modelo de Teletrabalho, decretado pelo Governador Ibaneis Rocha em 20 de março, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

 

 

O material, desenvolvido pela Diretoria Administrativa e Financeira da Codeplan, aponta ações que ajudam empregados e gestores a manterem a rotina e a produtividade no modelo remoto. Algumas delas são a definição de um local fixo para trabalhar confortavelmente, manutenção do horário de despertar, como se estivesse indo ao trabalho normalmente; e o uso de roupas usualmente utilizadas na empresa. De acordo com o manual, trajes informais reduzem a conexão com o trabalho e a produtividade.

 

Uma das autoras da cartilha, a chefe do Núcleo de Desenvolvimento de pessoas da Codeplan, Silvia Rita Souza, é educadora de formação e, diante das medidas adotadas pelo governo, viu a necessidade de colaborar, disponibilizando seus conhecimentos em um momento de adaptações. “A nova situação que estamos enfrentando, causada pela Covid-19, nos convida a repensar nossa forma de nos conectarmos com as pessoas e de nos relacionarmos com o mundo do trabalho. A área de Recursos Humanos é responsável por facilitar essa transição, transformando a crise em uma oportunidade.” Centenas de empregados e gestores da Codeplan terão acesso a plataformas que, antes, não precisaram ser utilizadas.

 

Diante do cenário atual, a Companhia preparou plantão para implementação e configuração de um programa para uso remoto dos computadores da empresa em casa. Os outros órgãos do governo também utilizam a ferramenta, disponibilizada pela área de Tecnologia da Informação do governo.

 

Além disso, o material contém dicas de programas e aplicativos que facilitam a comunicação entre as pessoas e entre os setores.

A diretora Administrativa e Financeira da Codeplan, Juliana Dias Cruz, reforça que a elaboração do material também contempla os gestores, que também passam por adaptações de como lidar com a nova realidade.

 

“Nós preparamos nossos gestores para estabelecerem uma comunicação efetiva, solidária e empática com os empregados. Todos seguem trabalhando, a Codeplan não alterou sua rotina de produtividade, o que mostra a capacidade de atuação em todos os cenários”.

 

Aos gestores, o manual indica, entre outras medidas, a seleção de um colaborador para ajudar na elaboração do Plano de Trabalho, a organização da entrega de demandas diárias e definidas por prioridades, além de um canal aberto para sugestões.

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br