Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/12 às 18h47 - Atualizado em 29/10/18 às 12h02

Codeplan divulga os dados da pesquisa realizada no Lago Sul

(29/06/2012 – 15:47)

PDADLagoSulA120629

No dia 28/06/2012 , a Codeplan divulgou a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios do Lago Sul. É a vigésima oitava das 30 regiões administrativas que serão pesquisadas.  

A população estimada é de 30.175 habitantes. As mulheres são maioria, 50,8%. O local oferece 16,9% dos postos de trabalho. 89,3% dos moradores estão na casa própria. 98,7% têm carro. Das regiões pesquisadas, o Lago Sul é a que possui os melhores indicadores socioeconômicos do Distrito Federal.  

O presidente em exercício da Codeplan, Salviano Guimarães, ressaltou que o estudo representa um instrumento importante para o processo de planejamento do governo. “Há oito anos fizemos a pesquisa no Lago Sul. A intenção da nova gestão da Codeplan é realizá-la anualmente. A região fica em um patamar que o governo tem que perseguir. É um exemplo a ser alcançado. O local é realmente muito bem atendido, existe um equilíbrio social. 100% das casas possuem rede de abastecimento de água e são atendidas pela coleta de lixo pública. A renda domiciliar média mensal é de R$ 19.638,00”, explicou o presidente.  

Para o administrador do Lago Sul, Wandermilson Azevedo, a pesquisa da Codeplan joga luz em todo o Distrito Federal. “Esses dados revelam a qualidade de vida dos moradores do Lago Sul. Temos aqui um nível de primeiro mundo. No entanto, a harmonia da região tem picos, não é linear. Com esse estudo, vamos poder diminuir os problemas.”  

Segundo o diretor de estudos e pesquisas socioeconômicas, Júlio Miragaya, a pesquisa é uma oportunidade para a população conhecer a comunidade em que vive. É um instrumento útil para todos. “A região apresenta um alto nível de escolaridade, 59,6% dos moradores concluíram o ensino superior. 30,2% da população trabalham na Administração Pública e 10,5%, no comércio”, afirmou Miragaya.  

A gerente de estudos da Codeplan, Iraci Peixoto, comparou a renda per capita com a cor e raça dos moradores do Lago Sul. “As pesquisas mostraram até agora que na medida em que a renda aumenta, a cor das pessoas vai ficando mais clara”, disse.   As Regiões Administrativas de Brasília e do Setor de Indústria e Abastecimento são as próximas a serem pesquisadas pela Codeplan.

Confira a pesquisa na íntegra no link abaixo:

PDAD Lago Sul (íntegra)
 
 
Foto: Toninho Leite

Ascom/Carolina Goulart

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br