Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/15 às 19h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

I Prêmio Codeplan de Monografia é entregue na Fibra

Codeplan e Fibra entregam prêmio aos vencedores do I Prêmio Codeplan de Monografia

A solenidade de entrega do I Prêmio Codeplan de Monografia aos primeiros colocados foi realizada na manhã de hoje, 8, no auditório da Federação das Indústrias do Distrito Federal – Fibra. Na Mesa, o diretor-secretário da Federação das Indústrias do Distrito Federal – Fibra, Paulo Eduardo Ávila, a secretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Barreiro de Sousa Lemos,o secretário-diretor da Fibra, Paulo Eduardo de Ávila Silva e o presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

“A Fibra estará atenta às questões que gerem resultados positivos para o Distrito Federal. É um momento bastante significativo e estamos prontos para apoiar toda iniciativa com o objetivo de melhorar os estudos que dizem respeito ao desenvolvimento econômico local”, disse o secretário-diretor da Federação das Indústrias do Distrito Federal – Fibra, Paulo Eduardo Ávila, que agradeceu à Codeplan pela parceria e aos ganhadores pela contribuição ao apresentarem temas de interesse do Distrito Federal.

Ao destacar as questões inseridas nos trabalhos que contemplam abordagens de temas sociais e econômicas relevantes para o DF, o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, comemorou a parceria. “Hoje é um dia feliz por poder premiar, juntamente com parceiros, trabalhos com qualidade. Foi um trabalho árduo, mas prazeroso, gratificante”.

O presidente da Codeplan falou ainda sobre as variedades dos temas das monografias. “Estamos produzindo conhecimento porque atingimos os nossos objetivos. A contribuição desses trabalhos, com certeza, será valiosa para os tomadores de decisão, para as políticas públicas”, enfatizou Rennó, agradecendo à Fibra, à secretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Barreiro de Sousa Lemos, aos candidatos, à Comissão Julgadora, aos presentes e, em especial, aos funcionários da Companhia que se envolveram, não mediram esforço, para realização do concurso.

Ao se pronunciar sobre o Concurso, a secretária Leany Lemos parabenizou os candidatos, a Fibra e a Codeplan pela inciativa e parceria. Disse que ficou feliz por ver tantas pessoas novas presentes. “É um bom sinal, o que significa que estamos trazendo para perto do governo pessoas que têm capacidade e habilidade de olhar para a nossa cidade. Precisamos muito pensar no DF. Trata-se de processo extremamente rico que mostra os talentos da cidade, aproximando a ciência do planejamento porque é importante estruturar para reduzir as incertezas. São temas referentes às questões do DF”, pontuou.

“Sinto-me honrado em receber o prêmio. Agradeço à Codeplan e à Fibra pela oportunidade de poder mostrar o trabalho. Acredito que todos os trabalhos produzidos colaborarão para um conhecimento mais aprofundado de Brasília e sua região metropolitana”, disse o ganhador, classificado em primeiro lugar, com o trabalho “Vulnerabilidade Juvenil na Área Metropolitana de Brasília: Construção de um Índice Sintético”, o estatístico, formado pela UnB, Cauan Braga da Silva Cardoso, que recebeu oito mil reais. “Descobri que os índices encontrados para os municípios goianos do Entorno mostraram muitas similaridades com os das regiões administrativas do DF distantes do centro de Brasília”, completou.

O segundo lugar coube a Henrique Aguiar Lara, que ganhou seis mil reais pelo estudo “Brasília, uma cidade centenária”. “Este é o primeiro prêmio que ganho. Será um grande estímulo para continuar estudando assuntos nessa área. Acredito que, a partir desses trabalhos, possam surgir mais perspectivas para Brasília”.

A terceira colocada, Ana Paula Albuquerque Campos, formada em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, recebeu quatro mil reais pelo trabalho “Ocupa a W3 Sul – Um estudo para a Reabilitação da Avenida”. Agradeceu à família e se disse muito feliz com o reconhecimento do seu trabalho. Para ela, o trabalho pode-se expandir mais, e a metodologia utilizada foi a Análise Dimensional, desenvolvida por professores da UnB que aborda oito dimensões, entre elas a sociológica e econômica. Ela afirmou que o trabalho faz uma análise, corte, sobre a W3. “Acredito que a monografia pode contribuir muito com o DF”.

O certame conferiu ainda três Menções Honrosas para: Camila de Souza Bittar, pelo trabalho “Análise da Gestão Ambiental Municipal por Meio da Utilização da Metodologia PEIR: Um Estudo de Caso na Lagoa Feia em Formosa – GO”; Daiana Lira de Araújo, pelo estudo “Planejamento Ambiental na concepção de Rede de distribuição de Água: estudo de Caso de Formosa – GO”; e Anna Karina Vieira da Silva, pelo trabalho “Análise do Acesso das Gestantes Residentes na RIDE-DF às Maternidades Públicas do DF”.

Por último, o presidente da Codeplan solicitou aos que não foram agraciados para não se desanimarem, porque os trabalhos serão publicados na série Textos para Discussão, no site da Companhia.

Reportagem: Eliane Menezes – Ascom/Codeplan

Fotos: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br