Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/14 às 21h26 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

Codeplan lança Brasília em debate

A Codeplan realizou nesta sexta-feira (16) o lançamento da 6ª edição da revista Brasília em Debate, no auditório da Companhia. A publicação traz reportagens, artigos técnicos e opiniões com o propósito de discutir a realidade socioeconômica do Distrito Federal.

Júlio Miragaya, presidente da Codeplan, afirmou que a missão da publicação é incentivar o senso crítico sobre uma área do conhecimento muito importante para a nossa sociedade, a questão urbana.

Os articulistas da revista estiveram presentes no evento. Entre eles, o Deputado Federal Geraldo Magela, que concedeu uma entrevista exclusiva à publicação, focada na questão urbana. Em seu posicionamento Magela defendeu as políticas públicas que têm proporcionado para a população mais qualidade de moradia, como os projetos do Programa Morar Bem, do Governo do Distrito Federal.

O Economista José Luiz Pagnussat abordou a questão do setor imobiliário. Segundo ele, a dita bolha vivida no Distrito Federal é um mito, visto que o mercado tem apresentado tendências para um novo equilíbrio em relação ao preço dos imóveis.

Outro articulista da publicação, o Presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal, Romário Schettino, discursou sobre a importância da cultura na nossa sociedade. Segundo ele, essa questão é fundamental, pois está envolvida com todos os outros aspectos vida social. Schettino demonstrou preocupação com dados das últimas PDADs que têm refletido o baixo interesse da população pelos hábitos culturais, preferindo outras atividades, como assistir à televisão e navegar na internet em detrimento de ir a um museu ou teatro, por exemplo. O especialista repudia esse “sedentarismo cultural” e acredita que isso reflete negativamente em diversas áreas da sociedade.

Quando foi aberto o debate com o público, outras importantes questões foram abordadas, como a gestão ambiental, o desenvolvimento sustentável e apelo turístico de Brasília. O geógrafo Aldo Paviani enfatizou a importância de se pensar na questão do meio ambiente no momento do planejamento urbano. Outro assunto abordado foi em relação ao PPCUB. Para Geraldo Magela, o projeto que visa a promover um plano urbano de curto, médio e longo prazos. Segundo ele, essa é a forma mais eficaz de garantir um futuro melhor para nossa região.

Essas e outras questões que visam a promover o debate sobre a realidade vivida no Distrito Federal e em toda a sua região de influência encontram-se na revista Brasília em Debate, produzida pela Codeplan.

Para ler a publicação na íntegra, clique aqui.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Thayanne Tavares

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br