Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/07 às 20h13 - Atualizado em 23/01/20 às 19h27

Codeplan realiza exposição de trabalhos técnicos

(07/08/2007 – 17:13)

000000991No dia 9 de agosto, a Codeplan inaugurou uma pequena mostra de trabalhos técnicos realizados ao longo de seus 40 anos de existência.  A exposição está no hall do Palácio do Buriti, onde deve permanecer por mais alguns dias. A mostra intitula-se “Brasília 47 Anos –  a Codeplan faz parte dessa história”.

 

As publicações estão expostas por década, indo dos primeiros trabalhos realizados em 60/70 até as últimas pesquisas em 2006. Dentre os trabalhos, destaque para a primeira edição do Relatório Cruls, de 1894, gentilmente cedida pelo Arquivo Público do DF para a exposição, juntamente com dois relatórios da expedição. O Relatório Cruls é o resultado dos trabalhos da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, coordenada pelo chefe do Observatório Nacional, Luís Cruls, cuja missão foi a de analisar o melhor sítio, no Planalto Central, para a localização da futura Capital.  A Codeplan até 1995 editou algumas edições do Relatório, disponibilizando-as a estudiosos e sociedade em geral.

 

000001001

Abaixo, alguns destaques da exposição, por década:

 

DÉCADA DE 60/70
Estudo Comparativo da Distribuição da Renda Familiar no Distrito Federal  – 1969 Levantamento de informações básicas – renda bruta familiar mensal e tamanho da família do Distrito Federal – necessárias à estratificação do universo estatístico para a seleção da amostra da pesquisa.

I Plano Integrado para o Distrito Federal 1971/73
Enfoca os aspectos globais e todos os aspectos setoriais, refletindo a orientação da diretriz governamental local e apresenta, de forma coordenada, as ações a serem executadas pelos diversos componentes do contexto sócio-econômico do DF.

Sistema Cartográfico do Distrito Federal – SICAD – 1976
Propõe uma metodologia, estabelece critérios e especificações técnicas, sistematizando importante área de estudos para o planejamento.

DÉCADA DE 80
Estudo das Potencialidades dos Municípios da Região Geoeconômica de Brasília, – Abadiânia, Luziânia, Unaí, Cristalina, Pirenópolis, Cabeceiras, Corumbá, São João D’Aliança, Formosa, Alexânia, Planaltina do Goiás, 1980
Compreende aspectos relativos à Demografia e Mão-de-Obra, aspectos setoriais da Economia, Infra-estrutura Urbana e Rural, Finanças do Município e Potencial Socioeconômico.

Características da População do Distrito Federal – 1984
Aborda aspectos básicos e socioeconômicos da população do DF segundo sua distribuição espacial por localidade urbana e zona rural, População Economicamente Ativa, Ocupação e Renda.

Guia Oficial de Brasília – 1985
O Guia divide-se em três partes – o Contexto e as Interações Sociais do DF, o Catalogo de Serviços e as Plantas de Endereçamento: a remissão entre elas integra as informações.

DÉCADA DE 90
Pesquisa Domiciliar de Transporte – 1990
Identifica numa primeira etapa, os hábitos de viajar da população residente em domicílios particulares urbanos no Distrito Federal, complementados por informações sócio-econômicas desses residentes, e, numa segunda etapa, as características das viagens interzonais, segundo o “motivo” e o “modo”, assim como os usuários dos transportes, face às diferentes modalidades existentes.

Entorno do Distrito Federal: Programa Estratégico de Desenvolvimento -1992
Consolidar os vários diagnósticos e proposições elaborados, ao longo dos últimos anos, pelos governos  de Goiás e do Distrito Federal, sobre a realidade dos problemas gerados a partir da construção de Brasília e identificar as potencialidades da região.

Cadernos de Demografia 2 – Projeção da População do Distrito Federal 1997- 2021-1997
Utilizando a mesma metodologia da publicação de 1992, buscou ajustar as tendências futuras às informações disponíveis com os dados preliminares da contagem da população realizada pelo IBGE em 1996, ampliando o horizonte temporal da projeção do Distrito Federal até 2021.

Temas Codeplan 1 – Perfil Sócio- econômico das Famílias do Distrito Federal – PISEF – 1997
Permite conhecer o perfil sócio-econômico atualizado da população urbana do Distrito Federal, assim como a realidade das novas Regiões Administrativas.

DÉCADA DE 2000

Pesquisa Domiciliar de Transporte – 2000
Composta por uma “pesquisa-base” – denominada Pesquisa Origem-Destino (O-D) em Domicílios – complementada por oito outros levantamentos junto a fontes primárias e secundárias, destacando-se, dentre estes, a Pesquisa na “screen-line” (linha que separa a Região Administrativa Brasília das demais Regiões) e a Pesquisa na “linha de contorno” ou “cordon-line” (linha que delimita a Área de Pesquisa).

Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD – 2004
Mostra dados e informações socioeconômicas da população urbana residente nas vinte e sete Regiões Administrativas do Distrito Federal, existentes à época, no que se refere ao seu perfil socioeconômico e demográfico, características do domicílio, trabalho e rendimento, entre outros.

Distrito Federal Síntese de Informações Socioeconômicas – 2006
O trabalho se divide em seis capítulos, a saber: Introdução, Caracterização do Território, Preservação da Ocupação Territorial, Caracterização da População, Caracterização da Economia e Entorno do Distrito Federal.

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br