Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/13 às 18h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h59

Codeplan reúne prefeitos da Área Metropolitana

Com o objetivo de aprovar a realização de oficina de capacitação de servidores dos municípios metropolitanos e a elaboração de propostas para captação de recursos e do Plano de Trabalho que permitirá a realização da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios-PMAD, o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Júlio Miragaya, e técnicos da Empresa receberam na manhã de hoje (24.01) prefeitos de 11 municípios goianos que compõem a Área Metropolitana. Os municípios são Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental, Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Planaltina, Formosa, Padre Bernardo e Cristalina.

Abrindo a reunião, o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, disse que é intenção do Governo do Distrito Federal intensificar a relação com os municípios da Área Metropolitana do Distrito Federal como desdobramento da implementação do acordo de cooperação técnica assinado em 20 de novembro de 2012 e o plano de saúde para a área metropolitana para superar dificuldades. “Foi uma demanda do governador Agnelo Queiroz em saber da disponibilidade da Codeplan de atuar na área metropolitana, haja vista a Companhia ter larga tradição de planejamento, entretanto, o planejamento só será completo se for integrado a exemplo do que ocorre em outras cidades como São Paulo”, afirmou Miragaya.

A parceria tem sido constante e tem mostrado um novo mecanismo de se pensar a Área Metropolitana do Distrito Federal. “ Há  entendimento do governador Agnelo Queiroz  de que a área metropolitana  não se restringe somente ao Quadrilátero do DF. O problema do entorno é também do Distrito Federal, afirmou Arquicelso Bites, secretário do Entorno do DF.

“Teremos grandes resultados econômicos para as regiões. Este é um momento feliz, uma vez que os governos do Distrito Federal e de Goiás  estão colocando as necessidades no mesmo patamar. O trabalho que o presidente da Codeplan está fazendo é chamar os parceiros, treinar as pessoas, e o trabalho começa aqui, pois a população do entorno já não aguenta mais”, desabafou  André Clemente, secretário de Desenvolvimento do Entorno de Goiás.

A Codeplan está preparada para começar a pesquisa. No acordo de cooperação técnica, a Codeplan será responsável  pelo planejamento, treinamento, crítica dos questionários e verificação da consistência  dos dados. Nesse treinamento, seriam duas pessoas por município.

“Devemos ser criativos para superar as dificuldades. Em dois anos, conseguimos realizar a PDAD – Pesquisas Domiciliar por Amostra de Domicílio em  30 regiões do DF. É um compromisso nosso  realizar a PMAD, irmã gêmea da PDAD,”, finalizou Miragaya.   A reunião contou com representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ricardo Pontes, representante da Sudeco, Cilene Batista, além de servidores da Casa. À tarde, segue com a abordagem do Sistema de saúde pública na Área Metropolitana de Brasília.

Texto: Eliane Menezes

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br