Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/13 às 16h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h59

Codeplan traça perfil da Educação Básica

A Codeplan divulgou nesta manhã, estudo sobre a Educação Básica no DF, traçando um raio-x da área. No DF, são 1.108 estabelecimentos de Educaçã Básica, que compreende os ciclos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Especial e de Jovens e Adultos (EJA).

Para Osvaldo Russo, diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, responsável pelo estudo, a edução é a alavanca de qualquer transformação social e deve estar sempre em permanente crescimento.

Marcelo Aguiar, secretário de Educação do DF, ressaltou a importância dos dados, informando que eles servirão para uma discussão interna das ações da Secretaria. “Os números aqui apresentados irão reforçar as reais necessidades e as melhorias em investimento que iremos propor”, disse ele. Aguiar ressaltou os eixos de trabalho da Secretaria, enfatizando o investimento na educação infantil que o governo está fazendo de imediato. “Até 2012, havia apenas uma creche do Governo, aliada a um atendimento em instituições conveniadas, mas já no início de 2014 serão 50 creches a serem entregues à comunidade e até o final de 2014 mais 61 unidades”, informou o secretário.

Segundo o estudo, “há, um alto percentual de alunos com idade superior à recomendada em cada nível de ensino. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o DF apresentou distorção idade-série de 17,3% no Ensino Fundamental e de 28% no Ensino Médio em 2011. Essa distorção caiu no período 2006-2011, o que sugere uma diminuição na quantidade de alunos matriculados em classes não compatíveis com sua idade.”

Confira o estudo, na íntegra, aqui.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br