Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/13 às 17h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h57

Diminui a desigualdade de renda no DF revela análise da PNAD/2012

Dados comparativos de 2012 e 2011 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), do DF e Brasil, analisados pela Codeplan revelaram redução na desigualdade de renda na capital federal. “Até 2011, tínhamos o pior Índice de Gini no país”, disse o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, assinalando que ele passou de 0,598 para 0,572, em 2012. O índice é usado para medir a desigualdade de renda e varia entre zero e um, sendo melhor quanto mais próximo de zero estiver.

“É motivo para comemorarmos”, disse o presidente, acrescentando que a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Codeplan vinha apontado essa tendência com a melhoria de renda nas faixas entre três e cinco salários e entre cinco e dez salários.

“Interrompemos um ciclo histórico de concentração de renda”, reforçou o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Osvaldo Russo. Isso, apesar de o rendimento médio mensal ter crescido 4,4% de um ano para o outro, bem abaixo da média nacional de 13,8%. O trabalhador do DF ainda tem o melhor rendimento do país, com média de R$ 2.654.

O DF apresentou crescimento populacional (1,53%) superior ao registrado no Brasil (0,84%), alcançando mas de 2,7 milhões de habitantes em 2012. O envelhecimento de sua população também foi revelado (9,8%), mais que o dobro do observado no Brasil (4,8%).
A migração para a capital apresentou declínio com o número de residentes não nascidos do DF diminuindo sua participação no total de 50,65% para 48,9%. Júlio Miragaya explicou que não necessariamente se trata de redução no interesse pelo DF e consequentemente do fluxo migratório. “Muitos migrantes têm ido morar em cidades da região metropolitana, como Águas Lindas, Valparaíso, Novo Gama e Santo Antônio, em busca de menor custo de vida”, afirmou.

Confira o estudo, na íntegra, aqui.

Texto: Regina Pires

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br