Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/14 às 21h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Inflação em alta

Os dados oficiais do IPCA do mês de março indicam uma considerável alta na taxa de inflação no Brasil, 0,92%. No Distrito Federal, os números indicam uma elevação ainda maior, de 1,92%, o maior índice do país. É o que aponta o IPCA-DF divulgado nesta quarta-feira (9), pela Codeplan.

Os principais responsáveis pela alta são os setores de Transporte (5,45%), Alimentação (1,82%) e Habitação (1,78%). Na área dos transportes, o aumento das passagens aéreas foi o fator determinante, enquanto o aumento dos custos com energia elétrica foi a principal causa na elevação do setor de habitação.

O ICDF, índice de preços sobre os produtos hortifrutigranjeiros no Distrito Federal, divulgado pela Ceasa-DF, ajuda a esclarecer os altos números relativos ao setor alimentício. A pesquisa revelou o aumento considerável dos legumes (19,39%), sobretudo do pimentão verde (84,75%), berinjela (60,19%) e da batata lisa (53,64%). A alta representatividade desse segmento dentro da área da alimentação explica parcialmente o alto índice de inflação do setor. Fernando Santos, chefe da Seção de Estatística da Ceasa, ressaltou, ainda, o impacto que as condições climáticas adversas têm causado sobre a produção e a colheita. Por outro lado, a baixa elevação no preço das frutas (1,16%) impediu um aumento ainda maior no índice geral, visto que é outro segmento de grande ponderação.

O setor da comunicação aparece como o ponto mais positivo da pesquisa (-1,41%). Tem apresentado deflação desde o início do ano.

Newton Marques, economista da Codeplan, ressaltou a alta renda per capita do Distrito Federal. Segundo ele, o perfil do consumidor brasiliense faz o preço de mercado crescer naturalmente. Marques lembrou, ainda, dos percalços que um ano eleitoral pode causar à economia, destacando a importância do controle da inflação pelo Governo Federal.

Confira os números do IPCA aqui.

ICDF você pode conferir aqui.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Toninho Leite 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br