Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/14 às 21h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h53

Lago Norte apresenta alta qualidade de vida

Uma alta qualidade de vida. Isso esboça um panorama da região do Lago Norte, 23ª Região Administrativa analisada pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), do total de 31 RAs.

O Presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, ressaltou que as estatísticas coletadas remetem a países de primeiro mundo. A Região Administrativa apresentou altíssimo nível de escolaridade, tendo 57,97% da população com ensino superior completo, e um índice de analfabetismo quase nulo, 0,35%. O Gerente da Base de Dados da Codeplan, Jusçanio Souza, afirmou que as PDADs deixam nítida a forte vinculação entre nível da educação e índices de renda e qualidade de vida. Souza lembrou, ainda, os grandes contrastes sociais observados através das disparidades no nível de escolaridade entre algumas RAs.

A população do Lago Norte está estimada em 34.400 pessoas, distribuídas em 11.032 domicílios. O contingente de funcionários públicos é bastante significativo, 40,58%. A alta renda domiciliar também se destacou na pesquisa. A predominância é de domicílios com renda superior a 20 salários mínimos (42,62%). A renda per capita é de R$4.985,44. Outro fator que eleva a qualidade de vida no Lago Norte é a infraestrutura urbana, que atende satisfatoriamente a região, com boa prestação de serviços de abastecimento de água, energia elétrica e coleta de lixo.

A Gerente de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Iraci Peixoto, abordou o baixo crescimento demográfico observado na RA, 0,86%, fruto da consolidação da região. Apesar de ser uma região bem desenvolvida, a RA ainda apresenta grande dependência de outras regiões, sobretudo do Plano Piloto. Apenas 7,36% dos estudantes utilizam as instituições do Lago Norte; do total de ocupados, 14,39% trabalham na própria RA; a região também apresenta forte dependência comercial, aproximadamente 75% nos setores de Eletrodomésticos, Roupas/Calçados, Cultura e Lazer, e de 60% nos setores de Alimentação, Serviços Gerais e Pessoais.

Ricardo Lustosa, Administrador do Lago Norte, esteve presente na divulgação e ressaltou a importância da pesquisa para a tomada de decisão na gestão pública. Abordou também alguns desafios que a RA tem enfrentado, como a questão do trânsito. A pesquisa revela que existem mais carros do que domicílios no Lago Norte, cerca de 93% da população possui um ou mais veículos. Segundo o administrador, o Governo tem se dedicado muito para a otimização do transporte coletivo e mobilidade urbana, incentivando novas medidas, como a implementação de mais ciclovias. Lustosa destacou os bons índices apresentados na pesquisa e defendeu que a realidade vivida na região deve estender-se à outras áreas do Distrito Federal, fazendo de Brasília um lugar mais igualitário e bem desenvolvido.

Confira a pesquisa  aqui.

Texto: Júlio Poloni

Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br