Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/16 às 21h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

População da Fercal cresce 1,99%

PDAD aponta que 37,32% dos moradores da Fercal são solteiros

Com renda domiciliar real de 2.294,00, abaixo da registrada em 2013, Fercal, hoje com 59 anos, abriga 8.746 habitantes, estimativa feita para 2015. Ao comparar com 2013 – quando a população era de 8.408 habitantes -, registra-se crescimento de 1,99% na Taxa Média Geométrica de Crescimento Anual, com pequena predominância, 50,54%, de pessoas do sexo feminino. Foi o que revelou a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), divulgada na tarde de hoje (1º), pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, ao abrir a divulgação da PDAD, destacou a importância da pesquisa. “Hoje estamos trazendo a público os dados levantados da pesquisa para a Região Administrativa da Fercal, em dois tempos: a primeira faz uma radiografia das características urbanas, apresentada por Eliane Klarmann e a segunda características socioeconômicas, por Bruno de Oliveira Cruz”.

A arquiteta, Eliane Klarmann Porto, da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, que apresentou as características ambientais e urbanas da Região Administrativa da Fercal, disse que a oferta de empregos, gerados pelas indústrias na região, foi o grande atrativo para ocupação progressiva da área, que é formada por 14 comunidades habitacionais.

“A comunidade é bem organizada socioeconômica, entretanto, as indústrias, apesar de aumentarem na arrecadação de impostos, vêm contribuindo para transtornos de saúde da população por causa da poluição”, afirmou Eliana.

Ela disse ainda que a Fercal apresenta tendência à verticalização pouco significativa, e que a Região conta com sete escolas da rede pública, um posto de segurança pública, uma área de saúde estratégica, com base em Sobradinho, um Centro de Assistência Social, cobertura de energia de 99,6%, um posto policial. No sistema de transporte, uma linha de ônibus circular, duas linhas para o Plano Piloto.

Para registro de existência de problemas de ordem ambiental nas cercanias dos domicílios, a pesquisa apurou que 67,20% dos moradores estão próximos de declive, 51,40% afirmaram ter problemas com entulhos, 43% têm ruas esburacadas e 40% dos domicílios têm problemas com erosão.

Do contingente populacional, 37,32% são solteiros, seguidos pelos casados, 30,52%. Segundo dados da pesquisa, a RA possui atualmente um total estimado de 2.341 domicílios urbanos, com 26,77% dos habitantes responsáveis pelo domicílio.

De acordo com a pesquisa, ao fazer um retrato da RA, o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Bruno de Oliveira Cruz, pontuou a baixa escolaridade, o que necessita de infraestrutura. “O número de pessoas com nível superior é bastante baixo, mesmo com aumento de 1,10 para 2,03, na comparabilidade de 2013 e 2015. O nível de desigualdade está abaixo da média do Distrito Federal. Mas a cidade apresenta policiamento por perto, boa cobertura de iluminação pública, com 94% dos domicílios cobertos – o que contribui para aumentar a segurança – e o alto nível de conexão com a internet.

Na composição da condição na estrutura domiciliar da Fercal, Bruno disse que a pesquisa apontou que 26,77% dos habitantes são os responsáveis pelo domicílio, 42,66% são filhos, 19,86%, cônjuges e 9,74% são outros parentes.

Ocupação

As atividades no Comércio predominam, com 26%, seguido por Serviços Gerais, 21% e Indústria, 14%, mesmo assim, houve queda no número de pessoas com carteira assinada.

O administrador regional da Fercal, Estevão Reis, presente na divulgação da PDAD, mencionou as ações para melhoria na saúde, no transporte, além da construção de quatro pontes para melhorar a mobilização. “Para o saneamento básico, vamos investir cinco milhões de reais”.

Acrescentou que, apesar de absorver a mão de obra local, também conta com pessoas de outras regiões, e que fez parceria com a UnB e o UniCEUB para o desenvolvimento de plano urbanístico. Prevista ainda a instalação de um escritório da Codab na Região.

Veja a íntegra da pesquisa aqui.

Reportagem: Eliane Menezes
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br