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Cartas de Serviços

Você poderá acessar neste espaço os estudos e pesquisas realizados pela Codeplan. Eles abordam os aspectos econômicos, sociais, demográficos, cartográficos, georreferenciados e urbano-ambientais relativos ao Distrito Federal, à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e à Área Metropolitana de Brasília (AMB), esta última um conjunto de 12 municípios que estão mais próximos ao DF e que têm maior interação com a capital.  Esta Carta apresenta também os subportais de informações, mais dinâmicos, pelos quais você poderá extrair informações específicas, de acordo com o seu interesse. 

Disponibilidadetodos os trabalhos encontram-se disponíveis neste site, cujos links você encontrará ao longo desta Carta de Serviços. 
Custo: Não há.
Obrigatoriedade: O usuário deverá citar a Codeplan como autora do trabalho a ser utilizado, de acordo com as normas da ABNT. O usuário poderá fazer o download do documento na íntegra ou apenas usar as informações que forem necessárias.

A Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de controle social que facilita a sua participação nas ações e programas do Governo do Distrito Federal.

Caso queira conhecer as Cartas de Serviços das demais instituições do GDF, acesse o Portal do Governo de Brasília

Os estudos e pesquisas da Codeplan estão subdivididos pelas áreas das diretorias finalísticas: socioeconomia e urbano-ambiental e por área de interesse.

Demografia, com estudos sobre a população do DF.

Desenvolvimento Econômico.

Desenvolvimento Regional, onde você acessa os estudos e projetos envolvendo a RIDE e AMB: Censo de Valparaíso, Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), Seminarios e Estudos e I, II e III Prêmio Codeplan.

Indicadores Econômicos, com estudos e pesquisas sobre o Anuário Estatístico, Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (IÍndice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (IDECON), Índices de Preços ao Consumidor (IPCA - INPC)Produto Interno Bruto do Distrito Federal (PIB-DF), Pesquisas Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD) e Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

Sociais – veiculados segundo as políticas transversal, de promoção social e proteção social. 

Urbanos e Ambientais – apresenta os trabalhos de caracterização territorial do DF e das Regiões Administrativas e, também, de Unidades de Planejamento Territorial.  


Central Única de Atendimento ao Cidadão do Governo do Distrito Federal

A Codeplan mantém a Central Única de Atendimento ao Cidadão - canal de comunicação entre o GDF e a população desde 1984. Ela presta informações e encaminhamentos relativos aos serviços do GDF, por meio do número telefônico 156.

Ligue 156 para obter informações sobre o Governo do Distrito Federal.

O funcionamento da Central é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. Caso você esteja ligando de um número móvel, esta ligação poderá ser tarifada.



Portais

Brasília em Números
O portal reúne dados que mapeiam as áreas de demografia, atividade econômica, desigualdade social, educação, emprego, mobilidade, saúde, ambiental e urbano no Distrito Federal e possibilita realizar estudos a partir de várias séries históricas da Codeplan.

Além disso, possui a ferramenta Brasília Metropolitana, um subportal que contém dados sobre a Área Metropolitana de Brasília (AMB). 

O portal e suas ferramentas visam a ampliar o acesso aos dados por gestores públicos, acadêmicos e população em geral e pode ser facilmente acessado a partir dos sites da Codeplan, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF e do portal do Governo do Distrito Federal.

Brasília em Mapas
No Brasília em Mapas, você vai encontrar ferramentas para visualizar e analisar dados espaciais do Distrito Federal, com o mapeamento da cobertura da terra com imagens de satélite de 1984 a 2015. Esse mapeamento é fundamental para compreender a dinâmica do funcionamento da paisagem e auxiliar nas tomadas de decisão de ordenamento territorial do Distrito Federal. 

Geo Serviço
Disponibilização dos mosaicos de ortofotos (fotos aéreas corrigidas geometricamente) do Distrito Federal dos anos de 2009, 2013, 2014, 2015 e 2016.
http://ortofoto.mapa.codeplan.df.gov.br/demo/tms

 


Debates

A Codeplan promove debates sobre temas da atualidade, voltados para o DF, Área Metropolitana (AMB) e RIDE, por meio dos projetos Laboratório de Avaliação de Gestão Pública, Portas para o Futuro, Encontros Urbanos e o Quintas Codeplan.

 

Para participar, o interessado deverá acompanhar, na página principal, a divulgação dos eventos, sempre em formato de convites ou avisos de pauta.
Não há necessidade de pré-inscrição nem custos para participar.
Os debates podem ser recuperados via TV Codeplan.

 


Prêmio Codeplan 

Em 2015, a Codeplan criou o Prêmio Codeplan de Monografias, com o objetivo de estimular as pesquisas socioeconômicas, sobre as políticas sociais e urbano-ambientais, áreas-fins da Instituição, voltadas para o Distrito Federal e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Em 2016, em sua segunda edição, passou a denominar-se Prêmio Codeplan de Trabalhos Técnicos-Científicos, mas manteve seu escopo original de fomento à pesquisa e às questões relevantes para o desenvolvimento do Distrito Federal.

Em 2017, em sua terceira edição, terá os vencedores do concurso revelado no dia 04 de dezembro. Estão concorrendo 12 trabalhos, aos prêmios amplamente divulgados:

1º Colocado - R$ 8.000,00 (oito mil reais); 2º Colocado - R$ 6.000,00 (seis mil reais); 3º Colocado - R$ 4.000,00 (quatro mil reais); e 4º Colocado - R$ 4.000,00 (quatro mil reais) - categoria “Jovem Pesquisador”.

 


Publicações

Você pode participar, trazer sua contribuição técnica, por meio das publicações da série Texto para Discussão e da revista Brasília em Debate, publicações regularmente editadas pela Codeplan.

Em caso de consulta ou download das obras, você deverá dar os créditos ao(s) autor(es) e à Codeplan, de acordo com as normas da ABNT, sem custos ou necessidade de autorização formal, desde que não seja para uso comercial.


Texto para Discussão(ISSN 2446-7502)

As publicações da série trazem estudos sobre o desenvolvimento econômico, social, político, sobre gestão e políticas públicas com foco no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Submissão: você deve submeter o artigo ao Conselho Editorial da Codeplan, por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Normas para publicação:

Os textos devem seguir as regras da Resolução Nº 143/2014, que regem o Comitê Editorial da Codeplan, e não poderão evidenciar interesses econômicos, político-partidários, conteúdo publicitário ou de patrocinador. As opiniões contidas nos trabalhos publicados na série Texto para Discussão são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, de qualquer maneira, o ponto de vista da Companhia de Planejamento do Distrito Federal - Codeplan.

Os trabalhos devem conter: 
      • Resumo em português
      • Três palavras-chave
      • Filiação institucional dos autores e coautores e e-mail para contato.
 


Revista Brasília em Debate (ISSN-2316-820X) 

Editada desde 2012, a publicação traz artigos sobre diversos temas relacionados ao Distrito Federal. A cada edição, a Codeplan propõe o debate de um tema central, discutido por meio de artigos de especialistas da área, sejam eles da própria Companhia, sejam de outras instituições.

Os textos (artigos, ponto de vista, resenhas) trazem prioritariamente abordagens da conjuntura econômica e social do DF, aspectos populacionais, sustentabilidade ambiental, planejamento urbano e territorial.

Normas para publicação e remessa de textos

•  Todos os artigos devem ser originais e escritos em português;
•  Apenas serão aceitos artigos previamente solicitados pelo Conselho Editorial e/ou Chefia de Edição;
•  Fonte no editor de texto: Times New Roman, tamanho 11, espaço simples;
•  Número de caracteres (incluindo tabelas e ilustrações):

- Artigos:  entre 15 e 20 mil caracteres;
- Pontos de vista e Opiniões:  3 a 5 mil;
- Resenhas: 3 mil caracteres;

•  É permitida a coautoria para Artigos;

•  As informações do autor devem estar expressas em nota de rodapé - nome e sobrenome, formação acadêmica, instituição à qual pertence (e-mail, telefone e endereço para contatos);

•  Tabelas, quadros, ilustrações, fotos, desenhos, esquemas, figuras, fluxogramas, mapas e gráficos devem estar numerados com algarismos arábicos na ordem em que foram citados, com legendas e fontes;

•  As ilustrações devem ser originais e tabelas, quadros, gráficos apresentados em software que permita edição;

•  Fotos devem ser enviadas em alta resolução (300 dpi), cor real, inclusive a foto do autor;

•  As notas explicativas de rodapé devem ser curtas, numeradas em ordem sequencial e citadas na mesma página;

•  As citações de até três linhas devem conter aspas na sequência do texto. Quando ultrapassarem esse limite, devem constar em parágrafo próprio, com recuo da margem de 4 cm, fonte 10, espaço simples, sem aspas e identificadas pelo sistema autor-data (NBR 10520 da ABNT);

•  As referências bibliográficas devem seguir também as normas da ABNT (NBR 6023);

•  Os autores terão direito a 5 (cinco) exemplares da Revista quando a tiragem for impressa;

•  O arquivo eletrônico, com a formatação final, deve ser encaminhado à Assessoria de Comunicação (SAM, Bloco H, 4º Andar, Sala 415 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ); e

•  Casos omissos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial da Revista.

Veja as edições da Revista aqui.

 


Serviços exclusivos para o Governo do Distrito Federal 

As instituições do Governo do Distrito Federal - GDF podem utilizar alguns serviços da Codeplan, especialmente desenvolvidos para essas organizações.

São eles:


Pesquisas de Opinião
Realizadas por telefone, com base em entrevistas realizadas pela equipe da Central Única de Atendimento ao Cidadão do GDF, gerenciada pela Codeplan. 

As pesquisas são aplicadas mediante questionários específicos, com o objetivo de avaliar os serviços públicos ofertados à população do Distrito Federal.

Público - destina-se, prioritariamente, aos órgãos do Governo do Distrito Federal.
Solicitação: encaminhar ofício à Presidência da Codeplan.
                    Lucio Rennó - presidente
Endereço: SAM, Bloco H, Codeplan, 4º andar.
Prazo de execução: o prazo será definido na primeira reunião com o interessado, a ser agendada após o recebimento do ofício de solicitação.
Custo: Não há 


Central Única de Atendimento ao Cidadão 

Canal de comunicação entre o Governo do Distrito Federal e a população. Em funcionamento desde 1984, teve, a partir do Decreto Nº 24.110, de 1º de outubro de 2003, publicado no DODF de 02.10.2003, novas regulamentações.Central Única de Atendimento ao Cidadão

Público – instituições do Governo do Distrito Federal
Solicitação – para inserção de canais de atendimento na Central, a instituição deverá encaminhar ofício à Codeplan solicitando o serviço. Esta irá analisar as possibilidades, de acordo com o contrato licitado. Atualmente, a Central 156,
já possui vários órgãos com opções específicas de Unidade de Resposta Auditiva (URA) ou para serviços especiais, como o Telematrícula e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Custo – de acordo com o Decreto No 34.410, de 29 de maio de 2013, os órgãos usuários fazem a descentralização orçamentária dos recursos para manutenção das atividades, proporcional aos serviços utilizados na Central.
Atualização - cada órgão da estrutura do Governo do Distrito Federal é o responsável pelo cumprimento das normas e padrões definidos no Decreto; pela validação, tempestividade, atualidade e confiabilidade das informações do banco de dados, de forma que os serviços prestados estejam sempre atualizados e em conformidade com o citado Decreto.

Procedimentos:

1 - anualmente, a Codeplan envia aos órgãos as informações contidas em seu banco de dados, por meio de mídia eletrônica, para atualização, conforme Procedimento Operacional - POP (Acompanhamento Padrão). Após o retorno, as informações são atualizadas por equipe especializada.

Prazo de devolução: 30 dias

2 - a Codeplan, por meio de equipe da Coordenação, pesquisa diariamente novos procedimentos adotados pelos órgãos do Complexo administrativo, por meio dos diversos canais de divulgação. Os achados
são encaminhados ao órgão responsável pelo procedimento para validação e, após, inserido no banco de dados.

3 - quinzenalmente, a Codeplan, por meio da Gerência da Central Única de Atendimento, reúne-se com os órgãos do GDF, durante as quais são verificadas as necessidades de atualização dos procedimentos ou sistemas. 

Contato: Gerência da Central Única de Atendimento
Telefones: 3342-2265 e 3342-2274
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  


TV Codeplan 

A Codeplan, por meio da Assessoria de Comunicação, sem prejuízo dos trabalhos da Companhia, pode disponibilizar o técnico e equipamento para auxiliar os órgãos na cobertura de eventos.

Procedimento: encaminhar Ofício à Presidência, com antecedência mínima de 15 dias, com detalhamento da demanda para prazos e formatos de arquivos.
Solicitação: encaminhar ofício à Presidência da Codeplan.
                  Lucio Rennó - presidente
Endereço: SAM, Bloco H, Codeplan, 4º andar.
Prazo de execução: o prazo será definido na primeira reunião com o interessado, a ser agendada após o recebimento do ofício de solicitação.
Custo: Não há 

 


A Codeplan apresenta, abaixo, as versões de suas Cartas de Serviços: ao Cidadão e às Instituiçõs do GDF. 

CSCidadao   CSGDF

  


Atualizado em 10/11/2017

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