Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/20 às 17h57 - Atualizado em 16/01/20 às 17h58

Violência contra o idoso: principais agressores são familiares

Idoso na plataforma superior da Rodoviária de Brasília

Idoso na plataforma superior da Rodoviária de Brasília – Foto de Marcelo Camargo, Agência Brasil

 

O estudo “Um olhar sobre a violência contra o idoso no DF – 2011 a 2017”, publicado pela Codeplan nesta semana, analisou as características dos idosos no Distrito Federal que sofreram violações, apresentando os resultados por sexo e grupo etário e quais violações sofridas (tipo e volume, relação do suspeito com a vítima, local e relação do denunciante com a vítima).

O estudo mostrou que quem mais sofre com as violações são mulheres e os tipos mais comuns são negligência e violência psicológica. A maior parte das agressões acontece na própria casa da vítima.

 

Júlia Modesto, uma das autoras do trabalho e gerente de Estudos e Análises de Proteção Social da Codeplan, aponta o elevado percentual de denúncias para a violência em casa. “Entre as denúncias recebidas, em 76,5%, em média, a vítima sofreu a violência em sua própria residência e cerca de 58% dessas agressões foram cometidas pelos filhos”, destaca.

 

Para ela, além de poder quantificar melhor essa triste realidade,  o estudo traz indicativos de possíveis ações que o Estado pode tomar para combater a violência contra o idoso, como promover cursos para familiares cuidadores de idosos, nos quais as questões de violação sejam abordadas; capacitar profissionais de saúde para correta orientação, apoio e atendimento das necessidades dos idosos e de seus familiares; auxiliar na adequação das moradias dos idosos às suas necessidades, especialmente pela disponibilização de empréstimos subsidiados para essas adaptações, entre outras.

 

Veja o estudo completo: Um olhar sobre a violência contra o idoso no Distrito Federal – 2011 a 2017

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br