Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/14 às 12h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

XIX Encontro da Anipes reúne experts em Planejamento, Pesquisa e Estatística.

XIX Anipes 600 1

A abertura do XIX Encontro Nacional da Anipes, no dia 13 de agosto, que é também dia do Economista, reuniu alguns expoentes brasileiros e internacionais do setor de Planejamento, Pesquisa e Estatística.

Ao saudar a mesa e os participantes, o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan, Júlio Miragaya, apontou a importância do tema central do Encontro – “A Pesquisa como Subsídio ao Planejamento”. Miragaya enfatizou o papel crucial das instituições nacionais e internacionais na elaboração de pesquisas e estudos indispensáveis para toda gestão pública e privada: “Temos aqui reunidos mais de 370 participantes vindos de 50 instituições de 21 unidades da Federação. Os encontros da Anipes são sempre um momento de articulação e intercâmbio entre suas associadas e, entre estas e as duas grandes instituições nacionais que são o IBGE e o IPEA. Neste XIX Encontro estamos dando um passo muito importante: o de estabelecer uma relação mais próxima com os organismos internacionais. Nestes três dias de intensa programação, temos conferências, cursos, debates e palestras, apresentação de trabalhos técnicos com especialistas de renome e notória qualificação. A credito que estamos vivendo uma nova etapa na Anipes e das nossas instituições de pesquisa, planejamento e estatística. Nos últimos três anos avançamos muito. Formamos as cinco comissões temáticas na Associação Nacional, que estão funcionando muito bem, e instituímos o fórum dos presidentes e gestores das instituições estaduais, que já têm sua terceira reunião programada para 2015”.

Encerrada a mesa de abertura, composta também por Boris Utria (Banco Mundial), Jorge Chediek (PNUD), Antônio Valdir Filho (Sebrae DF), Sergei Soares (Ipea), Wasmália Bivar (IBGE), se seguiu uma conferência com Eduardo Ortiz (PNUD) e Márcio Pochmann (FPA) com o tema “Do Diagnóstico aos Resultados: os Desafios do Planejamento e o Monitoramento das Políticas Públicas”.

 

Texto: Deborah Andrade
Foto: Mauro Moncaio 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br