A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, nesta tarde (8), os resultados da Avaliação da Política Habitacional do DF, gerados através de pessoas cadastradas em programas habitacionais do DF. A apresentação contou com a participação da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEDUH) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CODHAB).
De acordo com os resultados apurados, dentre os contemplados, 75,6% (37.998 pessoas) tiveram oferta de casa ou apartamento facilitada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB). Por outro lado, 15,6% (7.819 indivíduos) dessas pessoas receberam oferta de lotes para construção e 1,9% receberam um auxílio na compra de imóvel particular.
O levantamento evidenciou que para ser contemplado nos programas de habitação, a maior parte das pessoas permaneceram por mais de 15 anos na lista da CODHAB, cerca de 26,3% dos contemplados. Apenas 3,1% desses contemplados (1.551) esperaram até 1 ano na lista.
Ao receber a oferta de empreendimento, o requerente pode optar pela recusa ou aceitação por até duas vezes sem ser considerado desistente do programa. A avaliação mostrou que 46,0% dos contemplados (1.486) tem como principal motivo para a recusa (uma ou mais vezes) o preço. A localização também é um problema para 38,0% (1.228 contemplados) e para 20,0% (646) é o tipo de oferta. Existem outros motivos para 20,0% dessas pessoas.
Na Capital, 359.097 pessoas cadastradas em programas habitacionais aguardam para serem beneficiados. O questionamento feito aos candidatos foi acerca do tipo de habitação gostariam de receber e tempo na lista de espera da CODHAB. Deles, 90,4% prefeririam receber oferta de apartamento ou casa facilitada. Ao serem perguntados sobre o período na lista, 87,4% dos habilitados (314.157) esperam há mais de cinco anos e 58,5% (210.418) esperam há mais de dez anos.
Assim como para os contemplados, os habilitados (204.958) tem como motivo para a recusa de uma indicação de oferta de habitação é o preço.
Realizada via Central de Atendimento 156 do Governo do Distrito Federal (GDF), com o auxílio do cadastro da CODHAB, que conta com 409.419 registros de telefones válidos, a pesquisa foi produzida em duas etapas, divididas em dois questionários, um aplicado aos contemplados e outro aos não contemplados (aqueles que estão na fila de espera) pelos programas habitacionais na Capital.
E assista a análise dos resultados aqui.
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