Índice foi influenciado pela redução no preço da energia elétrica. Em outubro, CEB reduziu em 7,05% as tarifas de consumidores residenciais.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,08% em outubro no Distrito Federal.
Segundo análise apresentada nesta quinta-feira (7) na Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sobre o números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a quarta maior deflação entre as 16 regiões pesquisadas no país. Esse resultado fez com que a inflação acumulada no ano para Brasília recuasse para 1,72%, registrando a segundo menor variação no ano entre as regiões.
O índice é resultado da queda nos preços de produtos dos grupos Habitação e Alimentação e Bebidas. A energia elétrica residencial, por exemplo, teve redução de 5,44%, já os móveis para sala baixaram 2,52%. A cebola, por sua vez, teve redução de 28,33%, o leite longa vida, queda de 2,59%.
“No caso de Habitação, a variação mensal foi de -0,67%, principalmente devido à queda nos preços de energia elétrica residencial, que mais do que compensou o aumento do aluguel, que foi de 1,64%”, explica a gerente de Gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Clarissa Jahns Schlabitz.
CEB reduziu tarifas – A gerente ainda explica que no caso da energia elétrica a queda acentuada em outubro se deveu a dois fatores. O primeiro reflete a transição da bandeira tarifária vermelha patamar 1, em setembro, para a bandeira amarela, em outubro. O segundo foi a redução de 7,05% nas tarifas cobradas a consumidores residenciais pela Companhia Energética de Brasília (CEB), que entrou em vigor a partir do dia 22 de outubro e deve ser visível também no índice de preços de novembro.
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br