Mulher, entre 31 e 50 anos, renda familiar elevada e com, no mínimo, nível superior, preocupada com a sua saúde e de seus familiares. Este seria o perfil do consumidor de hortaliças orgânicas no Distrito Federal, segundo o trabalho “Caracterização de Consumidores, Atributos de Mercado e Estratégias para o Crescimento da Cadeia Produtiva de Hortaliças Orgânicas no Distrito Federal”, apresentado na tarde desta terça-feira, 16, na Codeplan. De autoria de Isaac Leandro de Almeida, Ana Maria Resende Junqueira e Cleidson Nogueira Dias, o estudo ficou em 2º lugar, entre os inscritos no II Prêmio Codeplan de Trabalhos Prêmio Codeplan de Trabalhos Técnicos-Científicos, em 2016. Além da premiação em dinheiro, patrocinada pela Fibra em dezembro do ano passado, os autores agora têm o trabalho publicado na série Texto para Discussão.
Segundo os autores, mesmo com um cenário de crise, “a agricultura orgânica vem ganhando mais espaço no agronegócio, sendo uma das principais cadeias produtivas existentes no Distrito Federal, que movimenta R$ 30 milhões por ano e cresce, em média, 20% anualmente” mas ainda inferior à demanda pelos produtos.
O trabalho teve como objetivo geral avaliar a percepção dos consumidores de hortaliças orgânicas sobre a qualidade do produto na cadeia produtiva do Distrito Federal, buscando caracterizar demograficamente os consumidores de hortaliças orgânicas no DF, identificar características de mercado; e descrever os atributos de valor do produto para subsidiar ações estratégicas nesse setor, com base em pesquisas realizadas sobre hortaliças orgânicas nos anos de 2004, 2008 e 2011.
O trabalho buscou respostas para as seguintes questões:
• Qual são as características demográficas dos consumidores de hortaliças e orgânicas no Distrito Federal?
• Como o consumidor percebe os atributos de qualidade das hortaliças?
• Como as diferentes parcelas de consumidores da pesquisa reagem à percepção de cada parâmetro de qualidade?
• Como e quais são os padrões de consumo nesse segmento?
• Quais são os critérios balizadores das demandas no Distrito Federal?
• O segmento de hortaliças do Distrito Federal apresenta alguma tendência de mercado?
Para os autores, “o conhecimento do perfil dos consumidores é importante, pois permite orientar o trabalho de produção, direcionar o processo de marketing e comercialização, além de dar uma ideia da importância desse segmento de consumo no mercado regional. Nesse sentido, há basicamente dois tipos de consumidores orgânicos. O primeiro tipo refere-se àqueles consumidores mais antigos, que estão motivados, bem informados e exigentes em termos de qualidade biológica do produto e são os frequentadores das feiras verdes de produtos orgânicos. Um segundo tipo, mais recente, ainda pouco estudado, é o consumidor das grandes redes de supermercados”.
Já sobre os principais entraves encontrados pelo consumidor no momento da compra, eles ressaltam o preço elevado, poucos locais de venda e a falta de produtos, gargalos relacionados à lei da oferta e procura.
Os interessados podem conferir a íntegra do trabalho, no link abaixo. Além disso, nova edição do Prêmio Codeplan de Trabalhos Técnicos-Científicos terá o período de inscrições aberto a partir do dia 12 de junho e encerramento em 13 de outubro de 2017. Confiram mais informações na página do Prêmio.
III Prêmio de Trabalhos Técnico-Científcos
Texto: Nilva Rios
Foto: Toninho Leite
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