UPT Oeste que abrange as RAs Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Brazlândia soma quase um milhão de habitantes
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal divulgou, nesta tarde (20), o estudo da Caracterização Urbana e Ambiental da Unidade de Planejamento Territorial (UPT) Oeste, que tem como objetivo analisar os aspectos urbanos e ambientais das unidades territoriais no Distrito Federal.
“Trata-se de um trabalho que resgata a organização do território do DF. Este estudo coloca luz sobre a UPT, vetor importante para essas regiões. Hoje é o segundo estudo apresentado pela Codeplan que tem à frente Sérgio Jatobá”, destacou o presidente da Codeplan Lucio Rennó, que aproveitou também para parabenizar toda equipe envolvida no estudo.
O estudo, apresentado pelo autor, o gerente de estudos urbanos, da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, o arquiteto Ulisses Silva Jatobá, foi elaborado com base nos dados socioeconômicos da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), de 2015, da Codeplan, e em outras informações, disponibilizadas por órgãos do Governo do Distrito Federal.
Com uma área territorial de 892,67 km², o que corresponde a 15,51% da área total do DF, as Regiões Administrativas de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Brazlândia que fazem parte da UPT Oeste somam o maior contingente populacional entre as UPTs. Segundo o autor, a UPT Oeste tem 997.031 habitantes, o que corresponde a 34,30% da população do Distrito Federal. Nela estão as duas RAs mais populosas do DF: Ceilândia, com 479.713 hab. e Samambaia, 258.457 hab., que junto com Taguatinga constituem o principal polo de desenvolvimento urbano do Distrito Federal.
Ele disse que as cidades da UPT Oeste constituem, juntamente com as cidades da UPT Sul, um eixo de crescimento urbano já parcialmente conurbado, que tende a formar no futuro uma mancha urbana única, que também se adensará progressivamente. “A partir dos eixos viários das BR-060 e BR-070, as RAs da UPT Oeste, principalmente Taguatinga, mantêm relacionamento com municípios integrantes do colar metropolitano do DF, como Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental”.
Por fim, Jatobá destacou que os dados do estudo apontam que, embora Taguatinga ainda seja a cidade mais importante da UPT Oeste, Ceilândia e Samambaia são as cidades que apresentam o maior dinamismo quanto ao crescimento populacional e para as quais devem estar direcionadas as principais ações de planejamento e gestão na UPT Oeste.
Reportagem: Eliane Menezes, Codeplan
Fotos: Toninho Leite, Codeplan
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br