Elevação de 19,10% nos preços das passagens aéreas teve impacto no índice.
Economista João Renato Lerípio apresenta os dados do IPCA (Fotos/Divulgação/Codeplan)
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou leve alta de 0,13% no Distrito Federal em junho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os itens que contribuíram para o resultado estão as passagens aéreas, com avanço de 19,10%, a taxa de água e esgoto, alta de 3,23% e o aluguel residencial, com elevação de 0,82%. Em contrapartida, houve queda no preço da gasolina, que apresentou baixa de 4,33%, feijão carioca, queda de 19,29% e energia residencial, com redução de 1,60%.
Segundo análise apresentada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), no acumulado do ano, Brasília registra a menor inflação entre as capitais, com 1,66%. O número também fica abaixo do período no país, que é de 2,23%.
“O preço das passagens no DF tem um peso muito maior do que nas outras capitais e neste mês houve um avanço significativo neste item”, explica João Renato Leripio Gomes, economista da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan.
Alimentos – O Índice Ceasa do Distrito Federal (ICDF) apresentou queda de 4,15% em junho. Teve impacto no índice as baixas de 4,7% no preço das frutas e de 2,25% no valor dos legumes.
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br