No DF, depois de muitos anos, sem aumentar o preço das passagens e sem desempregar, conseguiu-se licitar novas empresas para operar os ônibus, iniciando a troca de toda a frota, implantando as faixas exclusivas para o transporte coletivo e facilitando a aquisição e a recarga do passe livre para os usuários das gratuidades.
A mobilidade urbana é um grande desafio das metrópoles. Em Brasília, está sendo construída uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil – o Expresso DF Sul – que irá facilitar o acesso ao Plano Piloto dos moradores do Gama e de Santa Maria. No metrô, existe hoje um vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência. O Governo Federal aprovou os projetos de expansão das linhas para mais duas estações em Ceilândia e Samambaia e a ampliação até o início da Asa Norte.
Uma nova alternativa de ligação de Ceilândia/Taguatinga ao Plano Piloto vai começar: o BRT Oeste, que representa uma das maiores intervenções viárias naquela região com a construção do túnel rodoviário no centro de Taguatinga. Estão em execução as marginais do Torto, um novo complexo de viadutos na ponte do bragueto e um novo projeto de BRT para Planaltina/Sobradinho.
Na saúde, foram implantadas quatro UPAS e nove Clinicas da Família e dobrou-se o número de leitos de UTI. O Hospital da Criança atende milhares de crianças e foram contratados mais de 13 mil novos servidores concursados. Na educação, estão sendo construídas mais de 100 creches públicas e implantada a educação integral. Milhares de professores concursados foram contratados e reestruturada a carreira do magistério.
Além disso, estudos da Codeplan confirmam a ascensão social da população, com milhares de empregos gerados, redução da pobreza, aumento do acesso a bens e serviços e, pela primeira vez, diminuição da desigualdade de renda no DF.
Artigo publicado no Jornal de Brasília em 14/11/2013