Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/21 às 17h22 - Atualizado em 29/06/21 às 17h25

Taxa de Desemprego diminui no Distrito Federal, em relação a maio de 2020

COMPARTILHAR

Dados são da PED, divulgadas nesta terça pela Codeplan

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal –  Codeplan, divulgou nesta terça em live no seu canal no Youtube a Pesquisa mensal de Emprego e Desemprego no Distrito Federal – PED-DF, bem como a pesquisa da Periferia Metropolitana de Brasília, ambas realizadas em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.

 

A PED-DF mostra que a taxa de desemprego total diminuiu de 21,3% para 19,4%, entre maio de 2020 e de 2021 no Distrito Federal. No mesmo período, a taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu, ao passar de 62,9% para 65,2%. Nos últimos doze meses, o contingente de desempregados reduziu, como resultado do aumento no nível de ocupação (97 mil postos de trabalho) em número superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa – PEA (83 mil pessoas entraram no mercado de trabalho). O aumento no nível de ocupacional derivou do crescimento setorial no número de ocupados na construção, no comércio e reparação, na indústria de transformação e nos serviços; e, segundo a forma de inserção, do crescimento do trabalho autônomo, do assalariamento com e sem carteira de trabalho assinada e do agregado demais posições.

 

Já em relação a abril de 2021, a Taxa de desemprego Total ficou relativamente estável, ao passar de 19,6% para 19,4%, em maio. A taxa de participação praticamente não se alterou, ao variar de 65,1% para 65,2%. Neste mesmo período, o contingente de desempregados variou negativamente, como resultado do pequeno acréscimo do nível de ocupação (mais 6 mil postos de trabalho) em número superior à variação positiva da População Economicamente Ativa – PEA (mais 3 mil pessoas entraram no mercado de trabalho da região). Por sua vez, o ligeiro aumento do contingente de ocupados decorreu do acréscimo no número de postos de trabalho no comércio e reparação e no setor de serviços, assim como entre os assalariados privados sem carteira de trabalho assinada, os empregados domésticos e aqueles inseridos nas demais posições.

 

Jean Lima, presidente da Codeplan, avalia como positivos os dados apresentados nesta terça. “Mesmo atravessando essa crise sanitária sem precedentes, que afetou diretamente a economia mundial e o mercado de trabalho tivemos um aumento de 7,9% no número de ocupados e uma queda de 3,9% no número de desempregados em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso também tivemos crescimento na construção civil, comércio de reparação, entre outros”, explica.

 

Para o DIEESE, os dados são significativos e positivos. “Neste mês, a Construção se destacou pela forte geração de oportunidades trabalho, para assalariados e também para autônomos. No comparativo entre maio/20 e maio/21, o volume ocupacional do segmento cresceu quase 53%. Isto reflete investimentos públicos, em obras de maior porte, e também uma retomada do setor de reformas e adequações domiciliares, no âmbito da economia privada” disse Adalgiza Lara, técnica do Departamento.

 

Área Metropolitana – A pesquisa na Periferia Metropolitana de Brasília – PED-PMB mostra que a Taxa de Desemprego Total ficou relativamente estável, ao passar de 22,9% para 23,1% da População Economicamente Ativa – PEA, entre abril e maio de 2021. No mesmo período, observou-se manutenção do nível de ocupação e oscilação positiva da PEA, o que resultou em ligeiro aumento do contingente desempregado.

 

Em maio de 2021, 149 mil pessoas estavam desempregadas na Periferia Metropolitana de Brasília, 0,7% a mais que no mês de abril. O leve aumento do contingente de desempregados resultou da oscilação positiva da PEA (0,2% pessoas a mais no mercado de trabalho), já que o nível de ocupação se mante estável no período.

 

Entre abril e maio de 2021, a taxa de participação – proporção de pessoas de 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – pouco variou, ao passar de 69,6% para 69,7%. No mesmo período, a taxa de desemprego total ficou relativamente estável, ao passar de 22,9% para 23,1% da PEA. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto e a de desemprego oculto oscilaram positivamente ao passarem de 17,2% para 17,3% e de 5,7% para 5,8%, respectivamente.

 

Acesse toda a PED-DF no portal Codeplan: Boletim PED-DF

 

A pesquisa da Periferia Metropolitana de Brasília também está disponível em: Boletim Síntese PED-PMB.

 

Acesse aqui o vídeo da apresentação

 

Reportagem: Renata Nandes – Assessoria de Comunicação Social/Codeplan

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br