Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 15h15 - Atualizado em 29/10/18 às 12h11

Agro sustentável (*)

Osvaldo Russo

Diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan e ex-presidente do Incra

 

A Codeplan realizou recentemente um ciclo de debates sobre Agricultura e Reforma Agrária, com a participação de especialistas, técnicos e representantes de movimentos sociais, no qual foram abordados temas como sustentabilidade, pobreza, políticas sociais, alimentação, agronegócio, exportações, agricultura familiar e assentamentos.

O Brasil Sem Miséria, implementado pelo Governo Federal, deveria incluir entre as suas prioridades, além das políticas sociais em curso, a Reforma Agrária como instrumento de inclusão produtiva, redução das desigualdades, garantia da segurança alimentar e promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural brasileiro.

Em relação às políticas públicas, duas outras ações deveriam ser priorizadas para o meio rural: a criação de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) específicos e a implantação de mais Escolas do Campo, situados nas próprias áreas rurais, atendendo à demanda social da população rural nos seus locais de moradia e trabalho.

De outro lado, ficaram evidenciadas as contraindicações do modelo agrícola centrado no agronegócio do ponto de vista ambiental e social e do seu esgotamento sob a ótica agroeconômica de longo prazo. O aumento da produção e da exportação das chamadas commodities sem detrimento da produção de alimentos começa a ter efeitos danosos para a saúde, a segurança e soberania alimentar da população brasileira.

Condenar o Brasil a mero exportador de bens primários é seguir o velho modelo colonial concentrador de terra e renda. Ao contrário, muito além do Pronaf, deveríamos investir na ampliação e agroindustrialização da agricultura familiar em substituição ao agronegócio insustentável. As nossas exportações deveriam estar calcadas na agregação de valor e conhecimento e não na mercantilização dos nossos recursos naturais.

Brasília, 26 de setembro de 2013 – Jornal de Brasília

 

(*) Este artigo, na íntegra, foi publicado, ainda, no Correio da Cidadania e em America Latina en Movimiento, da Agencia Latinoamericana de Información, em 25/09/2013. Confira a versão em português aqui.

Disponível também:

Por un agro sostenible

For a sustainable agriculture

Pour une agriculture durable

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br