Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h33 - Atualizado em 29/10/18 às 12h12

Brasília a Goiânia

Júlio Miragaya, Presidente da Codeplan

 

A Codeplan realiza 2ª feira, 2 de junho, no auditório da Universidade dos Correios, o seminário “Eixo Brasília-Anápolis-Goiânia: o modelo de desenvolvimento com inclusão social e o Eixo como novo vetor de expansão”, com a presença do governador do DF e dos prefeitos de Goiânia e de Anápolis, as três principais cidades da região.

Sabe-se que o processo de ocupação do oeste brasileiro ganhou maior dimensão a partir da fundação de Brasília em1960. Desde então, a população da região sextuplicou, alcançando 18,2 milhões (9,0% do total nacional); a produção de grãos cresceu para 82 milhões de toneladas (43,5% do total nacional) em 2013 e o rebanho bovino chegou a 93 milhões de cabeças (44% do total nacional) no mesmo ano.

Nesta próspera região encontram-se duas das principais áreas metropolitanas do País – a de Brasília, com 4 milhões de habitantes, e a de Goiânia com 2,4 milhões – que, com a aglomeração urbana de Anápolis (400 mil habitantes), formam um eixo, com população de 6,8 milhões de habitantes e com um PIB de R$ 270 bilhões. As duas áreas metropolitanas são as de maior crescimento populacional, assim como as de maior expansão do PIB no Brasil. Formam o 3º mercado consumidor, superadas apenas pelas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O Eixo se fortaleceu com a duplicação da BR-060, que liga Brasília e Goiânia, e da BR-153, entre Goiânia e Itumbiara,conectando-o, por rodovia em pista dupla, com São Paulo, principal centro econômico do País. Sua consolidação, contudo, depende de outros investimentos estruturantes, como a conexão de Brasília com a Ferrovia Norte-Sul, a conexão com a projetada Ferrovia Transcontinental (Uruaçu-Campos) e a construção do gasoduto São Carlos-Goiânia-Brasília, projetos essenciais para ampliar a competitividade e alavancar a atração de investimentos, notadamente industriais.

 

Jornal de Brasília, 29.05.2014

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br