Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/12 às 18h53 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan apresenta Índice de Desempenho Econômico do DF – IDECON-DF

Índice permite acompanhamento da atividade econômica

A Codeplan apresentou nesta manhã o novo Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal – IDECON-DF, que permitirá o acompanhamento da atividade econômica local trimestralmente. Trata-se de um novo projeto do Núcleo de Contas Regionais da Empresa e constitui-se em importante instrumento para subsidiar o planejamento governamental, assim como o planejamento empresarial.

Segundo o presidente da Companhia, Júlio Miragaya, esse índice vem preencher uma lacuna no acompanhamento da economia local, principalmente porque os números apresentados no PIB – Produto Interno Bruto – sempre são divulgados com grande defasagem, em geral de dois anos.

A Codeplan divulga, nesse primeiro momento, o desempenho da economia nos dois primeiros trimestres de 2012 na comparação com a mesma base de 2011. O IDECON-DF- registrou crescimento de 3,3% e 2,3% no primeiro e segundo trimestres de 2012 na comparação com o mesmo período de 2011. De janeiro a junho de 2012, o crescimento médio foi de 2,8%, o que coloca o Distrito Federal entre os Estados da Federação que, provavelmente, acusarão desempenho positivo no ano de 2012.

A Agropecuária do DF cresceu 5,0% no 1º trimestre de 2012 e 2,4% no 2º trimestre em relação aos mesmos trimestres de 2011. Esse desempenho, contrário ao do Brasil no período, é atribuído à alta produtividade da agricultura local, onde os produtores investem em tecnologia e novos insumos, melhorando o desempenho das plantações.

A atividade industrial registrou desempenho positivo no primeiro e segundo trimestres de 2012 na comparação com igual período do ano de 2011. A Indústria cresceu respectivamente 5,98% e 8,56% nesse período tendo demostrado o mesmo desempenho para todos os tipos de Atividade Industrial do Distrito Federal. A Construção Civil, que representa a grande parte da Indústria no DF, cresceu 5,79% e 10,70% e a Indústria de Transformação 7,65% e 6,59%.

No segundo trimestre de 2012, o Setor Serviços cresceu 1,8% depois de ter registrado desempenho positivo de 3,2% no primeiro trimestre na mesma base de comparação em relação ao ano anterior. Assim, a Administração Pública cresceu 4,0% e 1,2%, respectivamente, no primeiro e segundo trimestres de 2012 em relação à mesma base de 2011.

Para Jusçânio Umbelino, que responde pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, a elaboração desse índice é de grande relevância para o acompanhamento e monitoramento da economia do DF, segmentado pelos diversos setores.  “O IDECON-DF irá permitir a elaboração de prognósticos e projeções para a economia do Distrito Federal”, ressaltou ele.

Para o técnico responsável pelo desenvolvimento do novo índice, Philippe Tshimanga, este é um dia especial pois tanto governo como sociedade terão a disposição informações consistentes e atualizadas para a tomada de decisão.  

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br