Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/16 às 14h18 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan discute mobilidade na AMB

A Codeplan realizou nesta terça, 05, a primeira edição do projeto Encontros Urbanos, cujo tema foi Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Brasília. O debate teve como base resultados de 2013 da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD) e da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio (PMAD), que demonstraram uma menor dependência das Regiões Administrativas em relação ao Plano Piloto, em vários aspectos.

Mobilidade 1Mônica Veloso, técnica da Companhia, explicou que o deslocamento pendular se dá principalmente pelo motivo trabalho. “As pessoas estão morando mais perto de onde trabalham para facilitar. E, além desse motivo, percebemos que outros deslocamentos, como alimentação, estão cada vez menos ligados ao centro”, disse ela.

De acordo com o estudo, as RAs, com percentual inferior a 45% da população que trabalha no Plano Piloto, estão predominantemente nos estratos de rendas média-baixa e baixa. Além disso, trabalhadores menos qualificados e com menor renda tendem a buscar e conseguir ocupação na RA onde moram, ou próximas.

Apesar de mostrar uma certa descentralização do Plano Piloto, o seminário também sinalizou que é preciso mais. A criação de um novo centro polarizador, não baseado no serviço público, poderá reverter a situação. Contudo, para que isso aconteça, é preciso vencer alguns desafios.Mobilidade 2

“A energia, às vezes, chega no seu limite, e com isso temos que buscar energia elétrica longe. Outro problema é que os investimentos em infraestrutura pararam em função da crise econômica não só local, como nacional”, destacou o diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Aldo Paviani.

Segundo ele, para mudar o quadro, é preciso atividades econômicas de grande porte, mas essas dependem da capacidade de suporte do território e investimentos em infraestrutura, porém, se tem pouca oferta de água e energia.

NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE E MOBILIDADE URBANA NO DF

MOBILIDADE URBANA NA ÁREA METROPLOTINA DE BRASÍLIA

Texto: Nilva Rios, com Ana Carolina Alves 
Fotos: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br