Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/10 às 20h20 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan disponibiliza pesquisas inéditas sobre as vilas Planalto, Telebrasília e Weslian Roriz

(23/11/2010 – 17:20)

Pela primeira vez, a população das vilas Planalto, Telebrasília e Weslian Roriz foram pesquisadas individualmente pela Companhia de Planejamento do DF – Codeplan.  O objetivo das três pesquisas, realizadas em 2009, foi o de obter dados e indicadores socioeconômicos sobre a população residentes nas vilas quanto ao perfil, características gerais sobre migração e educação, trabalho, rendimento, sexo, raça, religião, entre outros, e sobre as características do domicílio e posse de bens.  

As pesquisas revelaram surpresas: a Vila Planalto, criada para receber os operários das construtoras, não preservou suas características históricas e a maioria de suas construções foi reformada em alvenaria (77,9%), mesmo que tenha sido, em 1988, tombada pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do DF – DEPHA e pelo Instituto Artístico Nacional – IPHAN.  Apenas 5,3% das moradias permanecem com a construção antiga, outras 4,7% foram reformadas mas preservaram a originalidade em madeira,  5% foram reformadas em alvenaria, mantendo o projeto original   e outros tipos, 7,1%.  

A pesquisa constatou que 95,2% das moradias são casas, seguidas por cômodos (2,4%), barracos (1,3%) e quitinetes e estúdios por 1,1%.  Há de se destacar ainda que 100% dos domicílios na Vila Planalto são servidos por água tratada, mostrando elevado padrão  na prestação do serviço público e 98% são ligados à rede pública de esgotamento sanitário.   A Codeplan estimou um universo de 1.850 domicílios, coletando os dados em 380 residências, o que representa 20,5% do total. Para isso, utilizou o cadastro da CEB, com informações a partir de 2007. 

Quanto à sua população, a pesquisa traz alguns dados interessantes: sua população de idosos é relativamente maior se comparada com a do  DF, 11,7% e 7,8%, respectivamente.  Os solteiros são maioria dentre a população, 34,2%, e  56,1% de seus moradores nasceram no DF. Para a Vila Telebrasília, a Codeplan em sua pesquisa registrou um total de 730 domicílios e uma população de 2.920 habitantes. A estimativa foi realizada com base em mapeamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente – SEDUMA. A população residente na Vila, 53,4% moram na localidade há mais de 15 anos, enquanto 20,6% chegaram nos últimos cinco anos.  Quanto ao local de trabalho, 90,4% exercem suas atividades na RA I – Brasília.  

Este núcleo urbano surgiu no final de 1956. Após transferências de seus habitantes, novas ocupações, posicionamento de órgãos oficiais quanto à sua fixação, a Vila Telebrasília teve, em 1988, aprovado seu parcelamento com a criação de mais de 500 lotes, regularizados em 2007. A partir do ano seguinte, seus moradores começaram a receber as escrituras.  

A pesquisa registrou que os domicílios, embora a Vila seja localizada em área privilegiada, são essencialmente pequenos e médios: 35,9% possuem entre 91 e 150 m2 e 33,1% até 60m2. Mais uma vez a pesquisa constatou que a rede de água tratada chega a 100% dos domicílios e mais de 99% têm esgotamento sanitário.

Diferentemente das outras duas vilas, a Vila Weslian Roriz não surgiu de um acampamento. Ela foi criada para moradia dos funcionários da Granja do Torto, Parque de Exposições Agropecuária de Brasília, Secretaria de Estado de Agricultura do GDF e de outros órgãos dos governos federal e distrital.   

Foram estimados, em 2009, 494 domicílios e uma população de 2.066 habitantes que declararam, em sua grande maioria, 83,5%, ser proprietária de seus imóveis. 0utro dado que chama a atenção é que 20,1% das transferências de propriedades foram por meio do chamado “contrato de gaveta”. Quanto às condições da moradia, destaca-se a informação de que 54,3% dos domicílios possuírem de 5 a 8 comôdos e 27,4% de 9 a 12, uma variável importante para se avaliar a qualidade da habitação. Por outro lado, a pesquisa observou, relativamente, baixo percentual de domicílios na categoria de 1 a 4 comôdos, apenas 7,9%.  Destaca-se, ainda, o percentual de moradias que possuem três ou mais dormitórios, 69,3%, e 25% possuem também três ou mais banheiros.  

Comparando-se os dados relativos ao número de microcomputadores nas três regiões pesquisadas, constatou-se que os moradores da Vila Weslian Roriz são os que mais os possuem: 59,1%.  Os da Vila Planalto também registraram elevada posse do equipamento: 53,7%, percentual bastante similar à média do Distrito Federal, que é de 54,2% conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD/IBGE/2008. Entretanto, na Vila Telebrasília, a pesquisa da CODEPLAN constatou o equipamento em apenas 29,3%, índice bem abaixo da média do DF.  

As pesquisas estão disponibilizadas, na íntegra, neste site em Publicações Técnicas.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br