Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/17 às 14h24 - Atualizado em 29/10/18 às 12h00

Codeplan lança nova edição da revista Brasília em Debate

A Codeplan lançou nesta tarde mais uma edição da revista Brasília em Debate. A 16ª edição traz análises de técnicos da Casa, com base na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD).

“Quem e quantos somos, de onde viemos, como vivemos são perguntas que a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) responde há 13 anos ao traçar o perfil socioeconômico completo e atualizado dos habitantes do Distrito Federal. Para compor esse retrato, a pesquisa identifica uma série de características individuais como idade, sexo, estado civil, migração, posse de bens (equipamentos), raça, cor, religião, grau de instrução, ocupação e rendimento. Além de levantar informações sobre condições do domicílio, infraestrutura (saneamento básico e abastecimento de água) e serviços. Em síntese, a pesquisa visa conhecer a situação demográfica e de moradia dos moradores do DF em áreas urbanas das 31 Regiões Administrativas (RAs). É a única pesquisa no Brasil a apresentar resultados generalizáveis para cada uma das RAS. Os resultados servem de base para o planejamento de ações governamentais e empresariais, além de serem abertos à consulta pública”, destaca o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, na Carta ao leitor.

A entrevista da Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, Leany Lemos, concedida à Brasília em Debate, informa que a Seplag está modernizando a gestão e enumera os desafios, que abrangem programas e projetos desenvolvidos, alguns em consonância com o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária, além de projetos culturais, sociais, entre outros. Guardiã do modelo de gestão, a Secretaria instrumentaliza os demais órgãos, orienta a utilização de ferramentas de gestão e os apoia na resolução de entraves de ordem técnica.

Segundo a secretária, ainda no primeiro biênio dessa gestão, os maiores desafios foram “reduzir o deficit, pagar salários de servidores e buscar o equilíbrio econômico e financeiro. Nesse período, fizemos corte em cargos, secretarias e em despesas gerenciáveis; saímos de um deficit de R$ 2,5 bilhões do final de 2015 para R$ 700 milhões no final de 2016”. Leany Lemos diz ainda que “com todas as dificuldades enfrentadas nessa gestão, uma das principais realizações foi ter conseguido manter os investimentos em obras estruturantes e que ficarão como legado para o DF, o aterro sanitário recém-inaugurado – atrasado 50 anos na história de Brasília, que é a dona do maior lixão da América Latina, o da Estrutural”.

Conheça um pouco mais sobre o Distrito Federal, acessando o conteúdo da revista. Leia aqui.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br