Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/14 às 20h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h58

De Berlim a Brasília

O presidente da Codeplan, Julio Miragaya, apresentou nesta quinta-feira (17) as impressões e relatos da viagem técnica feita a Bruxelas e Berlim, como integrante das Subcomissões “Centro Financeiro Internacional” e “Área Metropolitana de Brasília”, dentro do projeto Brasília 2060.

O intuito da viagem foi observar o funcionamento das cidades visitadas nas mais diversas vertentes, como transporte, sistema de saúde, dinâmica econômica e gestão pública. Esse intercâmbio, segundo Miragaya, é essencial para a discussão do planejamento urbano em Brasília.

Em Berlim, Distrito Federal alemão, existe uma região metropolitana com cidades circunvizinhas pertencentes a outra unidade federativa, o Estado de Brandemburgo, realidade similar à de Brasília, que tem sua periferia metropolitana composta de 12 municípios do Estado de Goiás. O que chama a atenção é a disparidade entre o funcionamento da região alemã em comparação com a nossa. Por lá, o modelo de gestão em parceria entre “Cidade-Estado” possibilita um menor desnível socioeconômico. O transporte público funciona bem, com todos os cidadãos metropolitanos possuindo acesso rápido e barato à Capital. Também o setor de serviços em Berlim tem uma dimensão e complexidade não encontradas em Brasília, sobretudo, nas áreas cultural e de comunicações.

Julio Miragaya ressaltou que essa estrutura não foi erigida da noite para o dia, visto que Berlim vem se modernizando há mais de um século. Mas que a lição é válida: nunca é tarde para se recomeçar.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Toninho Leite 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br