Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 15h17 - Atualizado em 29/10/18 às 12h13

Desigualdade

Júlio Miragaya – Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia

 

Brasília recebeu uma das melhores notícias dos últimos anos, embora pouco percebida: a queda no Índice de Gini, que mede a desigualdade na distribuição social da renda. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2012), o índice no DF caiu de 0,598 em 2011 para 0,572 em 2012 (quanto menor o índice, menor a desigualdade na distribuição da renda).

Para efeito de comparação, o Índice de Gini no Brasil caiu muito pouco, de 0,508 para 0,507, mas encontra- se num patamar bem inferior. O Distrito Federal perdeu para o Maranhão (sempre o Maranhão) a incômoda posição de maior desigualdade no País, visto que o índice naquele estado foi de 0,577. O estado que apresenta a menor desigualdade de renda no Brasil é Santa Catarina, apenas 0,434, não coincidentemente o que também apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.

Se o Distrito Federal está ainda distante do nível de distribuição de renda alcançado por Santa Catarina, deve, sim, ser comemorado o fato de termos iniciado a inversão de uma tendência perversa, de crescente concentração da renda, que estava, inclusive, na contramão do que vem ocorrendo no restante do Brasil nos últimos dez anos, resultante das políticas de valorização do salário-mínimo e de transferência de renda, que tiraram milhões de brasileiros da condição de extrema pobreza.

Mas há ainda muito o que avançar. Os 10% mais ricos do DF têm renda 25 vezes maior do que a auferida pelos 10% mais pobres. O rendimento médio per capita no bairro de residência dos mais ricos, o Lago Sul, é quase 20 vezes maior do que na Estrutural. A assimetria é ainda maior quando observamos que no Lago Sul 85% dos chefes de domicílio têm nível superior completo, 60 vezes mais que o percentual na Estrutural. De fato, há um longo caminho pela frente.

 

Jornal de Brasília, Quinta-feira, 10 de outubro de 2013 Artigos

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br