Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/19 às 12h20 - Atualizado em 27/08/19 às 11h30

DF registra inflação de 0,22% em julho

Alta no preço de itens de alimentação teve impacto no índice. Queda no valor da gasolina brecou avanço maior.

 

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou alta de 0,22% em julho no Distrito Federal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

LEIA A ANÁLISE COMPLETA

 

O grupo Alimentação e Bebidas foi o que mais contribuiu para o resultado no último mês, com avanço de 0,41%. Itens como mamão, cujos preços subiram 29,83%, e lanche, alta de 1,76%, foram os destaques do mês no lado da alta. Em contrapartida, tomate e banana prata registraram redução nos preços, baixas de 17,35% e 9,17% respectivamente.

Segundo a análise apresentada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), as passagens aéreas, avanço de 11,69%, e a energia elétrica residencial, alta de 2,21%, também pressionaram o índice para cima. Enquanto a gasolina, que teve recuo de 3,85%, ajudou a conter a alta.

 

A Gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Clarissa Jahns Schlabitz, pontua que, entre as quedas de preços, o destaque do mês vai para o grupo Vestuários, com diminuição de 1,24%. “A queda possivelmente decorreu do período de férias, que faz diminuir a demanda e também da mudança de coleção, que é marcada pelas promoções”, explica.

 

Inflação no ano – Já a inflação acumulada no ano para Brasília, de 1,89% é a terceira menor do país, abaixo do acumulado nacional de 2,42%. A maior inflação mensal foi registrada em Porto Alegre (0,54%) e a menor em Goiânia (-0,22%).

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br