Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/15 às 22h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h56

Economia do DF cai, mas ainda está melhor do que a do Brasil

A Codeplan divulgou nesta sexta-feira (11) o Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon/DF), referente ao segundo trimestre de 2015.

O estudo mostrou que a atividade econômica no DF caiu 0,6% no segundo trimestre de 2015 quando comparado ao mesmo trimestre de 2014. A economia da capital vem caindo desde este trimestre de 2014, com uma queda muito forte no primeiro trimestre deste ano, de – 1,7%.

“A economia do DF vem caindo, mas quando a gente compara com o que vem acontecendo no Brasil inteiro, podemos ficar menos preocupados. Um exemplo seria a Construção Civil, que teve uma queda de 3,5%, mas quando se olha para o nacional, a queda é muito maior: mais de 8% ”, afirmou o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno Cruz.

Ele ressaltou, ainda, que a redução dos negócios nessa atividade é a que mais vem afetando o nível de emprego. A Intermediação Financeira no DF também teve queda devida, principalmente, pela redução do volume de crédito, destacou ele.

Os setores de Serviços, Administração Pública e Indústria de Transformação também são alguns exemplos do melhor desempenho econômico do DF, quando comparado ao do Brasil. Este último registrou, no índice nacional, queda expressiva como à da Construção Civil, de 8,3%, enquanto, no DF, a queda foi de 2,4%.

interna

A Coordenadora das Contas Regionais, Sandra Regina de Andrade, destacou a influência do setor Serviços como a maior razão da economia do DF não ter caído tanto.  O setor de Serviços de Informação, por exemplo, apesar de também ter caído – aproximadamente 3,3% – vem resistindo bem à crise do país.

Sandra Regina afirmou, ainda, que Brasília está muito atrelada à administração pública, e que é necessário investir na iniciativa privada, para melhorar a economia do DF. “Brasília, sendo a capital, sempre vai ter uma administração pública muito presente, mas a gente pode e deve diversificar essa economia”, ponderou a Coordenadora.

A agropecuária no DF exerce pouco impacto, mas também caiu. No segundo semestre de 2015, ela recuou 21,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Um dos motivos da queda foi o clima. A chuva prejudicou a produtividade e a produção do setor Agropecuário.

O Chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Jordão, quando questionado sobre as medidas que o Governo de Brasília tomará depois da divulgação da pesquisa da Codeplan, afirmou que “todos sabemos que essa gestão pegou uma situação complicada e, desde janeiro, várias medidas vêm sendo tomadas para tentar melhorar. Estamos apostando fortemente em uma nova forma de gerir, novas estratégias, trazendo ferramentas modernas de gestão e aumentando a sua qualidade. Acreditamos que aumentando a competitividade na área de gestão, poderemos daqui a algum tempo, comemorar as vitorias que virão ”, finalizou ele. 

Texto: Nilva Rios e Ana Carolina Alves
Foto: Toninho Leite 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br