Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/13 às 16h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h56

Economia do DF cresce 1,7% no segundo trimestre apesar do fraco desempenho do setor público

A economia do Distrito Federal cresceu 1,7% no segundo trimestre de 2013, comparando com igual período do ano passado, de acordo com o Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon/DF) da Codeplan divulgado nesta segunda-feira (30). “Foi um desempenho razoável,” considerou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, acrescentando ser “surpreendente que, apesar do fraco resultado do setor público (0,4)%, os demais setores cresceram acima de 3%.” Isso, mesmo com o peso do setor público sobre a economia, de 56%.

Miragaya frisou a importância de diversificar a estrutura produtiva para diminuir a dependência econômica da relação com o Governo. E acrescentou que, embora o crescimento de abril a junho tenha sido inferior ao do Produto Interno Bruto (PIB) nacional (3,3%), foi um resultado acima do primeiro trimestre, de 0,9%. E enquanto a indústria no Brasil cresceu 2,8%, a do DF cresceu 3,9%

A indústria da construção civil, embora em desaceleração, quando comparada com o comportamento do ano anterior no período (4,2%) continuou crescendo, com variação de 3,4% no trimestre, e a indústria de transformação mostrou força, com alta de 6,4%, puxada pela indústria de alimentos,  bebidas,  cimento e farmacêutica. Entre abril e junho de 2012, a indústria de transformação havia crescido 4,3%.

No semestre, o resultado do Idecon foi de 1,3%, inferior aos 2,7% observados em igual período do ano anterior. Mas o presidente da Codeplan acredita em um segundo semestre melhor, tendo em vista que nos primeiros meses do ano, o Governo tende a restringir gastos para cumprir metas do superávit primário e, no segundo,  a aumentar suas despesas.

O Idecon foi criado no ano passado para subsidiar o acompanhamento da conjuntura econômica e sua dinâmica, reduzindo o tempo de conhecimento dos dados de desempenho divulgados tradicionalmente pelo IBGE.  

Confira os índices aqui.

Texto: Regina Pires

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br