19/12/14 às 20h21 - Atualizado em 29/10/18 às 12h08

Área Metropolitana de Brasília: um espaço integrado

A Codeplan divulgou na tarde de hoje (19) uma Nota Técnica da Área Metropolitana de Brasília (AMB). Foram apresentados dados e mapas salientando aspectos geográficos, econômicos e sociais da região.

O objetivo do trabalho é fundamentar a existência de uma dinâmica metropolitana entre Brasília e os municípios goianos adjacentes, visando estabelecer o conceito de Espaço Metropolitano de Brasília.

Segundo o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, tornar a AMB um espaço institucionalizado e traçar caminhos para que ela seja viabilizada sob o ponto de vista geopolítico, administrativo e econômico são desafios da gestão pública. Estas, segundo ele, são importantes premissas para um desenvolvimento do conjunto urbano com equidade social.

Aldo Paviani, geógrafo da Codeplan e um dos responsáveis pela elaboração da Nota Técnica, enfocou a necessidade de um planejamento diferente para a AMB, que enxergue a região como um espaço urbano integrado. Para ele, os municípios goianos da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) precisam de soluções em infraestrutura e ter “vida própria”, sem tanta dependência do DF.

O estudo também analisa a mobilidade interurbana; estabelece critérios para classificação de municípios como metropolitanos; propõe o reconhecimento do Espaço como escala de planejamento metropolitano; e indica os parâmetros para sua delimitação.

O evento, além de técnicos da Empresa, teve a participação dos professores Ana Maria Nogales, Benny Schvarsberg, Luiz Fernando Bessa e Renata Calaça, da UnB, que debateram acerca da importância da gestão integrada da AMB.

Acesse a Nota Técnica aqui.

Texto: Júlio Poloni