3/08/15 às 22h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h48

Projeto voltado à mobilidade urbana é tema de discussão na Codeplan

Foi lançado hoje (3), na Codeplan, Acordo de Cooperação Técnica com várias instituições do Distrito Federal

Ao dar início hoje (3), na Codeplan, ao lançamento do projeto sobre mobilidade urbana, o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, disse sentir-se honrado em ter na Casa representantes de órgãos importantes do Distrito Federal, do UniCEUB, do diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani, para juntos caminharem na busca de soluções na questão relevante não só para o DF como para a sociedade.

Mobilidade

Elizabeth Manzur (UniCEUB), Thiago de Andrade (SEGETH), Marcelo Dourado (METRÔ), Lucio Rennó (Codeplan), Henrique Luduvici (DER) e Clóvis Barbará (DFTRANS)

O presidente ressaltou que será preciso construir uma rede de pesquisadores, com técnicos de instituições presentes, na área de mobilidade urbana. Este plano se desdobra em um plano e inicia-se com o ciclo de palestras amanhã, no UniCEUB. “É tarefa árdua, mas reúne instituições capacitadas que assinarão o Termo de Cooperação Técnica. Pensar desafios na busca pelo oferecimento de maior segurança nos deslocamentos, com melhoria na prestação de serviços de transporte coletivo urbano e na justa distribuição dos benefícios pelo uso dos mais diferentes modos de transporte são etapas que devemos ultrapassar”, destacou Rennó.

O Secretário de Gestão do Territórios e Habitação, Thiago de Andrade, ao fazer uso da fala, agradeceu à Codeplan pela atuação na disseminação de informações. “A Codeplan ao disseminar dados estatísticos e informações transforma Brasília. Apesar de a Codeplan ser vanguardista nessa problemática, é necessário que haja parceria de vários órgãos”, considerou.

Ele afirmou, ainda, que Capital da República por ser a terceira região metropolitana do País, segundo dados do IBGE, a cidade não deve ser vista somente como receptáculo econômico mas ponto de articulação para vários setores, inclusive na geração e empregos. “Reforçar os modais urgentemente para se ter viabilidade no dia a dia. O projeto, baseado em dados estatísticos possa avançar agora na questão. Que os automóveis de passeio tomem cada vez menos os espaços urbanos. Algumas cidades são luminárias”, exemplificou.

O diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do DF (METRÔ), Marcelo Dourado, citou Padre Antônio Vieira ao dizer que “a mobilidade é a alma de uma cidade. ” Acrescentou que as cidades são como artérias do corpo humano. “O Brasil está na contramão porque o País não avançou ainda no transporte sobre trilho, por isso é preciso acreditar para ser possível. Brasília já tem problema demais na mobilidade urbana, ela está na UTI. Vamos arregaçar as mangas, pensar e fazer mais ainda. Ao se pensar Brasília, deve-se pensar também, Entorno. Pensar na cidade como um todo, como projeto de Estado, com visão clara. Trabalhar para se ter transporte sustentável, porém o mais importante é fazer, e estamos aqui para fazer”, enfatizou Dourado. Ao concluir a fala, disse estar animado com o Fórum de Discussão e da satisfação de trabalhar em plano de desenvolvimento sobre trilhos para os próximos dois anos.

Para o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), Henrique Luduvici, Brasília tem os seus problemas, mas graças à Codeplan por trabalhar com dados, é possível, hoje, ter domínio de algumas questões. Segundo ele, o Estado brasileiro tem feito pouco quando se trata de planejamento de cidades, mobilidade urbana. “Quase não se avançou nesta questão”, concluiu.

O diretor-geral do Transporte Urbano do DF (DFTRANS), Clóvis Barbará, que elogiou a capacidade técnica da Codeplan, disse que há muito tempo precisava ser feito. Manter a Casa nos eixos e, agora, com o Lucio Rennó, “é mais um esforço para se estudar a mobilidade, tema discutido nesta tarde”.

A Pró-Reitora do UniCEUB, Elizabeth Manzur, após cumprimentar o presidente da Codeplan e demais técnicos, ressaltou a capacidade do diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani, e da técnica Mônica Velloso, que ajudaram a construir o Acordo. “Todos reunidos com um só objetivo, tenho certeza que o Acordo será vitorioso porque todos os Órgãos e a comunidade sairão ganhando, enriquecidos, pois credito na construção coletiva”, defendeu. Por fim conclamou todos para o ciclo de palestra no UniCEUB, que se inicia amanhã (4), às 14 horas.

Mobilidade Teatro DETRANTambém participaram do lançamento alunos e professores do UniCEUB, além de técnicos da Codeplan. Após o Fórum, houve apresentação do teatro do Detran, representando a faixa de pedestre, semáforo e placas com indicativo de quilometragem das vias. O Teatro da Rodovia, como é chamado, atua há 22 anos no DF.

Assista o lançamento pelo Link.

Reportagem: Eliane Menezes
Fotos: Toninho Leite