17/02/17 às 13h44 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan apresenta mapeamento da atividade econômica no DF

“É uma satisfação podermos compartilhar com o Governo e sociedade em geral este estudo, importante instrumento para economia local”, disse o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, nesta tarde (16), ao divulgar o mapeamento da atividade econômica do Distrito Federal. “Reafirmo o compromisso com os demais parceiros, nesta etapa, pela busca do resgate da economia do DF”, completou.

O que já conhecemos sobre o mercado de trabalho no Distrito Federal? E o que aprendemos? Estas indagações fizeram parte da apresentação de Cristina Botti de Souza Rossetto, gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação, ao falar sobre o mapeamento da atividade econômica do DF.

Segundo Botti, a Codeplan utilizou dados identificados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS) e registros administrativos para gerar uma base georreferenciada de empresas. Assim, para fins de comparação, foram georreferenciados os anos de 2014 e 2006 e observada a atividade econômica nas 31 Regiões Administrativas (RAs).

Ela mostra que, em 2006, eram 754.621 empregos, enquanto em 2014 o número subiu apenas para 1.089,34. Em 2015, o mercado de trabalho revela uma predominância do Setor de Serviços e sua importância, bem como predominância dos empregos no Plano Piloto. Nesse ano, enquanto o salário médio era de 9.440 no setor público, incluindo as estatais, a média nos demais setores era de 2.044 somente.

Entre os itens abordados estão as RAs especializadas: setores de alto x baixo salários, a Ceilândia que, apesar de cidade mais populosa, figura com pouco destaque no trabalho formal; o destaque dos setores em que a RA é a segunda maior empregadora no DF, depois do Plano Piloto; e Taguatinga, Guará e SIA como as campeãs do emprego fora do plano piloto.

Para conhecerem o estudo sobre atividade econômica do Distrito Federal, representantes de diversos segmentos, entre eles a Secretaria do Meio Ambiente do DF, Secretaria da Agricultura do DF, Secretaria da Educação do DF, Secretaria do Meio Ambiente de Águas Lindas, Região Administrativa do Lago Norte, Região Administrativa da Ceilândia, CONAB, Fecomércio, Fibra, Sebrae, Sindivarejista, Cofecon, IEL, BrB, Câmara de Dirigentes Logistas, Sindiscun, Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF, além dos técnicos da Casa, participaram do evento.

Acesse aqui a apresentação do estudo

Reportagem: Eliane Menezes, da Codeplan
Foto: Toninho Leite, da Codeplan