Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/16 às 21h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h50

Pdad aponta crescimento no número de postos de trabalho no Cruzeiro

População jovem ocupa segundo lugar no ranking de acesso à internet, entre as RAs, com 96,74%, ficando atrás apenas do Park Way, 96,90%


A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada nesta terça-feira (28), pela Codeplan, aponta que apesar de ter ocorrido, em 2016, queda na renda dos moradores do Cruzeiro, na comparação de 2011 e 2013, ainda assim a média da renda é considerada alta, o equivalente a 8,86 salários mínimos mensais, e a per capita, de 3,10 salários mínimos.

Também, segundo a pesquisa, os postos de trabalho subiram na Região, este ano, na comparação de 2011 e 2013. Dos 33.539 moradores, 49,62% têm atividades remuneradas. Destes, 38% estão na Administração Pública Federal e Distrital – incluindo empresas públicas, seguida pelo Comércio, 23,21% e por Serviços Gerais, 12,32%. A população urbana estimada, para 2016, é de 33.539 habitantes.

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, ao abrir a divulgação, destacou a Pdad. Ele disse que a Companhia, ao apresentar dados atualizados da Região, entende que se trata de um importante produto à disposição da sociedade.

O diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani, que apresentou a topografia da Região, disse que ela é formada pelas áreas urbanas do Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo. “A cidade está praticamente urbanizada, sendo que, da totalidade das construções permanentes, os apartamentos somam 74,40% e as de casas, 22,80%”. A pesquisa contabilizou 10.939 domicílios urbanos. Com relação aos equipamentos públicos, afirmou que estão bem distribuídos. “Estão à disposição dos moradores da cidade, entre eles, Ponto de Encontro Comunitário, postos de saúde, quadras de esportes, conselho tutelar, feira livre, Corpo de Bombeiros e Hospital das Forças Armadas”.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Iraci Peixoto, o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica pela rede geral atendem a toda Região. O esgotamento, a quase totalidade. Quanto à iluminação pública, rua asfaltada, meio-fio e calçadas estão presentes nas proximidades de 99% dos domicílios pesquisados. A coordenadora enfatizou que, no Cruzeiro, todas as crianças entre cinco e seis anos estão na escola, e é a Região onde a população jovem ocupa o segundo lugar no ranking de acesso à internet, entre as Regiões Administrativas, com 96,74%, ficando atrás apenas do Park Way, 96,90%. “Chamam atenção esses dados”, completou.

Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959. Em 1989, a Região Administrativa do Cruzeiro foi criada pela Lei nº 049 em 25 de outubro, que a definiu como RA XI por desmembramento da RA I – Brasília. A Região Administrativa do Cruzeiro encontra-se dentro da Poligonal de tombamento do Plano Piloto e desde 1992 é considerada Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade.

Participaram também da Mesa o assessor do administrador do Cruzeiro, Marcelo Alexandre Oliveira, e o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Bruno de Oliveira Cruz.

Veja a apresentação e a pesquisa na íntegra

Reportagem: Eliane Menezes
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br