Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/20 às 18h40 - Atualizado em 11/05/20 às 18h17

Pesquisas em andamento

 

A realização de pesquisas com a população de Brasília e Entorno é uma atividade frequente da Codeplan. As pesquisas são feitas por telefone ou presenciais, a depender do objetivo a ser alcançado.

 

No momento, cumprindo as recomendações de isolamento social em função da pandemia do coronavírus, a Codeplan determinou que as coletas de dados presenciais para suas pesquisas fossem suspensas. Assim, enquanto durar esse período, os entrevistadores da Codeplan não visitarão as residências para coletar informações para nenhuma de suas pesquisas.

 

Quando for possível o retorno das pesquisas presenciais, os pesquisadores (empregados ou contratados da Codeplan) sempre se apresentam com seus documentos de identificação (crachá e documento pessoal), informando ao pesquisado o objetivo da pesquisa.

 

Responder as perguntas é de grande importância não só para a Codeplan como para a própria população, pois os resultados das pesquisas são analisados e orientam o governo a desenhar políticas públicas adequadas à realidade da população.

 

As pesquisas guardam sempre o sigilo dos entrevistados.  A Codeplan não solicita que o  pesquisado apresente documento pessoal nem informe sobre dados bancários. Portanto, em caso de dúvida, entre em contato com a Companhia, pelo telefone (61) 3342-1552.

 

As pesquisas atualmente em andamento são as seguintes:

 

Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD)

Trabalho em campo: coleta de dados finalizada e, agora, está na fase de checagem das informações colhidas.

Objetivo: a PMAD investiga aspectos demográficos, migração, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda, características do domicílio, condições de infraestrutura urbana, entre outras informações, de modo a oferecer um diagnóstico detalhado da situação atual dos 12 municípios integrantes da Área Metropolitana de Brasília.

 

Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)

Trabalho em campo: a partir de fevereiro/2020. A coleta de dados em campo foi suspensa e, em função da pandemia do coronavírus, as entrevistas estão sendo realizados por telefone.

Objetivo: a PED acompanha mensalmente o mercado de trabalho do Distrito Federal, apresentando dados sobre emprego, desemprego e rendimentos da população. A pesquisa existe desde 1992 e, além de Brasília, passará a coletar dados dos 12 municípios integrantes da Área Metropolitana de Brasília.

 

Pesquisa no Setor Primavera

Previsão de trabalho em campo: entre março e abril/2020

Objetivo: a Pesquisa no Setor Primavera avalia as características socioeconômicas dos moradores da região.

 

Pesquisa CNPJ    

Previsão de trabalho em campo: até o final de abril/2020

Objetivo: a pesquisa de CNPJ verifica se as empresas estão ativas ou inativas, para  utilização em futuras pesquisas e estudos realizados pela Codeplan.

 

Foto da chamada: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br