Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/20 às 18h40 - Atualizado em 23/07/20 às 14h09

Pesquisas em andamento

As pesquisas realizadas pela Codeplan, junto à população de Brasília e da sua Área Metropolitana que, conforme definição da Codeplan, inclui 12 municípios goianos, são atividades frequentes e rotineira. Atualmente, as pesquisas de campo estão sendo realizadas por meio de contatos telefônicos ou presenciais, a depender do objetivo a ser alcançado.

 

Quando o morador aceita responder a pesquisa de forma presencial, são cumpridas todas as recomendações de prevenção e distanciamento social, em função da pandemia do coronavírus.

 

As pesquisas por telefone são precedidas da entrega, pelo pesquisador, de uma carta informando o objetivo da pesquisa e os procedimentos a serem adotados pelo morador para responder a pesquisa. Quando o morador aceita responder presencialmente, os pesquisadores (empregados ou contratados da Codeplan) sempre se apresentarão com seus documentos de identificação (crachá e documento pessoal), informando o objetivo da pesquisa e os contatos telefônicos da Codeplan para eventuais esclarecimentos.

 

Responder a essas pesquisas é de grande importância não só para a Codeplan como para a própria população, pois seus resultados, além de orientar o governo a desenhar políticas públicas adequadas à realidade da população, são fontes de informação e conhecimento da realidade social, econômica e urbana da região.

 

As pesquisas guardam sempre o sigilo dos entrevistados. A Codeplan não solicita que o pesquisado apresente documento pessoal nem informe sobre dados bancários. Portanto, em caso de dúvida, entre em contato com a Companhia, pelo telefone (61) 3342-1552.

 

As pesquisas atualmente em andamento são as seguintes:

 

Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 2020

Estágio atual – Aberto o processo para realização do certame licitatório objetivando a contratação de serviços de coleta de dados para a pesquisa.

 

Objetivo: a PDAD investiga aspectos demográficos, migração, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda, características do domicílio, condições de infraestrutura urbana, entre outras informações, de modo a oferecer um diagnóstico detalhado da situação atual das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal, especificamente da sua área urbana.

 

Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD)

Trabalho em campo: coleta de dados finalizada. Encontra-se em andamento a fase de checagem e apuração de resultados das informações colhidas. A checagem foi iniciada pela equipe de pesquisadores da Codeplan e será concluída por telefone, na plataforma do 156, com previsão de ser realizada nos meses de julho, agosto, setembro deste ano. Os contatos telefônicos objetivam alcançar o cidadão que respondeu em domicílio à Pesquisa Metropoltinada por Amostra de Domicílio – PMAD para realizar a checagem dos resultados e confirmação dos dados coletados.

 

Objetivo: a PMAD investiga aspectos demográficos, migração, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda, características do domicílio, condições de infraestrutura urbana, entre outras informações, de modo a oferecer um diagnóstico detalhado da situação atual dos 12 municípios integrantes da Área Metropolitana de Brasília ((Águas Lindas de Goiás; Alexânia; Cidade Ocidental; Cristalina; Cocalzinho de Goiás; Formosa; Luziânia; Novo Gama; Padre Bernardo; Planaltina; Santo Antônio do Descoberto; Valparaíso de Goiás), conforme definição da Codeplan.

 

Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)

Trabalho em campo: em atividade normal. A pesquisa é realizada mensalmente, por amostra de domicílios urbanos, em todas as regiões administrativas do DF. A partir de 1º. de agosto de 2020, será iniciada a coleta de dados da PED em 12 municípios goianos da Periferia Metropolitana do DF, conforme definição da Codeplan, abrangendo os domicílios da área urbana.

 

Objetivo: a PED acompanha mensalmente o mercado de trabalho do Distrito Federal, apresentando dados sobre emprego, desemprego e rendimentos da população. A pesquisa existe desde 1992 e, além de Brasília, passará agora a coletar dados dos 12 municípios integrantes da Periferia Metropolitana de Brasília, conforme definição a Codeplan.

 

Pesquisa no Setor Primavera

Previsão de trabalho em campo: suspensa, em virtude das medidas preventivas da Covid-19.

Objetivo: a Pesquisa no Setor Primavera avalia as características socioeconômicas dos moradores da região.

 

Pesquisa CNPJ

Previsão de trabalho em campo: suspensa, em virtude das medidas preventivas da Covid-19.

Objetivo: a pesquisa CNPJ verifica se as empresas estão ativas ou inativas, bem como seu endereçamento, para utilização em futuras pesquisas e estudos realizados pela Codeplan.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br