Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h46 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

Pessimismo suspeito

Júlio Miragaya
Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia

A disputa eleitoral em curso no Brasil intensificou a onda de pessimismo que setores do mercado financeiro e da grande mídia vêm impingindo ao País, criando artificialmente a sensação de que nada do que foi conquistado nos últimos anos foi positivo e de que estamos à beira do caos. Num passado bem recente, o mesmo clima negativo foi disseminado em relação à Copa do Mundo: “Os estádios não ficariam prontos; os aeroportos ficariam estrangulados e arrastões de criminosos tomariam conta das nossas cidades”.

Nada disso aconteceu, mas os pessimistas não desistem e estão de volta.

Falam que a inflação está fora de controle. Ora, o IPCA de julho, de 0,01%, decresceu pelo 4º mês consecutivo e a inflação dos últimos três meses, anualizada, foi de 3,54%. Nos quase 12 anos de governos Lula e Dilma, a inflação anual média foi de 5,89%. Se o desejo é demonstrar inflação elevada no Brasil, talvez devessem revelar que a taxa média mensal de inflação nos oito anos do governo de FHC foi de 9,10%, 54% maior que nos governos de Lula e Dilma.

Outras manchetes plantadas são os batidos bordões como “queda da renda das famílias” (desprezando o fato de que a renda das famílias no País vem crescendo a 46 trimestres consecutivos); “endividamento recorde das famílias” (sabendo-se que o que cresceu foi o “bom endividamento” decorrente dos financiamentos imobiliários, que no Governo FHC não existiam, e “mau endividamento”, como cheque especial e cartão de crédito, tem decrescido de forma expressiva). Outra tecla na qual os pessimistas insistem em bater é “cresce risco de desemprego ”, sabendo-se que o País gerou quase 12 milhões de empregos formais desde a crise de 2007 – 1,5 milhão no ano passado – e temos hoje a menor taxa de desemprego de nossa história.

Felizmente, o povo brasileiro não vai mais atrás dessa conversa mole. Aviso aos pessimistas, complementando o que disse Eduardo Campos: Nós nunca desistimos do Brasil.

 

Jornal de Brasília, 21/08/2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br