Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/14 às 13h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

PMAD Sto. Antônio do Descoberto/GO

A Codeplan divulgou nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios – PMAD de Santo Antônio do Descoberto, que faz parte dos 12 municípios que compõem a Área Metropolitana de Brasília – AMB.

No evento, realizado no auditório dom Fórum local, estiveram presentes autoridades locais – secretários e diretores municipais, vereadores, dirigentes de escolas, professores, estudantes, lideranças comunitárias, empresários e moradores em geral, e compuseram a mesa a Secretária de Comunicação Poliana Cavalcante, representando o prefeito Itamar Lemes; o vereador Idelci Lopes, representando a Câmara Municipal; Jusçanio de Souza, gerente da Base de Dados e Júlio Miragaya, presidente da Companhia de Planejamento/DF.

Poliana Cavalcante, abriu a divulgação e falou em nome do prefeito Itamar: “Esta é uma pesquisa sem precedentes e de muita importância porque vai subsidiar nossos projetos com informações essenciais e orientar os investimentos da gestão municipal. Agradecemos muito à Codeplan por este trabalho. Vamos multiplicar a sua divulgação entre professores e agentes públicos por que é muito importante que a comunidade conheça seu município.”

Para o vereador Idelci Lopes “A Câmara agradece muito a pesquisa da Codeplan porque a partir de agora teremos uma orientação fundamental para todos os projetos do legislativo municipal.”

“Há muito tempo queríamos ter feito este levantamento socioeconômico, e hoje estamos aqui para apresentar a vocês. Isto é uma conquista. E esperamos que esta Pesquisa assuma um caráter sistemático para que a gestão pública possa desenvolver melhor seus projetos”, destacou Jusçanio de Souza.

A PMAD, realizada em parceria entre o governo do Distrito Federal, o governo de Goiás, e a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, e apresentada por Júlio Miragaya, mostrou o seguinte cenário: a população estimada é de 67 mil habitantes na área urbana, dos quais 28,5 mil são economicamente ativos; as mulheres são maioria – 51,45%; a população caracteriza-se por apresentar perfil jovem – 70% estão na faixa etária de até 39 anos; cerca de 41% da população residente são naturais do Distrito Federal. No quesito escolaridade, foram contabilizados com os seguintes percentuais: 48,54% da população têm ensino fundamental incompleto; 19,45% ensino médio completo e 9,10% ensino médio incompleto. Menores de 6 anos de idade fora da escola somaram 6,32% da população. Com superior completo, 2,08% e superior incompleto 2,42%. Isto mostra uma deficiência na formação superior na cidade e a necessidade de se investir fortemente em educação. Já, a Saúde mostra um número positivo: 97,96% utilizam serviços públicos oferecidos no próprio município. A taxa de desemprego é de 9,51%. Os serviços gerais são o setor que mais emprega – 21,97%. Do total de ocupados, aproximadamente 60% trabalham no Distrito Federal, principalmente na RA 1 Plano Piloto. Há uma necessidade urgente de criação de postos locais de trabalho a fim de reduzir os deslocamentos diários entre Santo Antônio do Descoberto e Brasília e, consequentemente, os custos para os trabalhadores. Ônibus Urbano é o principal transporte utilizado para ida ao trabalho.

Os secretários e diretores municipais, e outros presentes, fizeram perguntas e deram depoimentos sobre a gestão pública, os caminhos para o seu aperfeiçoamento e o futuro da cidade. Todos foram unânimes em afirmar que Santo Antônio do Descoberto precisa se industrializar, investir em educação e infraestrutura e se tornar mais um polo produtivo para a região e para o País.

Miragaya finalizou a apresentação agradecendo a parceria com o município e o forte interesse dos setores representativos neste diagnóstico socioeconômico: “Estamos na era da informação, da comunicação, e estes dados são essenciais para a boa gestão do município de Santo Antônio do Descoberto. A PMAD é um retrato da cidade e mostra os pontos fortes e fracos, onde é preciso investir mais e onde é preciso aperfeiçoar. Quero também destacar que o prefeito Itamar foi um grande parceiro neste trabalho.”

Para acessar à pesquisa completa, clique aqui.

Reportagem: Deborah Andrade
Foto: Mauricio Suda

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br