22/11/11 às 16h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h48

Presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, representará o GDF em Congresso Mundial sobre Cidades em Transição

(22/11/2011 – 13:28)

IveliseLonghiRepresentaraoGDF111122

Nos dias 23 a 26 de novembro, acontecerá o 10º Congresso Mundial da Metropolis – Associação Mundial das Grandes Metrópoles, em Porto Alegre. O tema central será “Cidades em Transição” e foi escolhido devido à necessidade de rever as políticas públicas, gerar trocas de experiências entre gestores, líderes governamentais, ONGs, acadêmicos e demais autoridades da área e discutir soluções adequadas sobre o meio ambiente, governança e sustentabilidade.

A presidente da Companhia de Planejamento do DF – CODEPLAN, Ivelise Longhi, representará o Governo do Distrito Federal e apresentará duas palestras cujos temas são “Papel das mulheres nas cidades em transição” e “Crescimento urbano e planejamento”.

Acerca do primeiro assunto, Ivelise mostrará dados que comprovam um avanço significativo das mulheres do DF no mercado de trabalho e na educação, mesmo com as desigualdades socioeconômicas ainda existentes entre os sexos e as raças. “O grau de instrução das mulheres trabalhadoras no DF é superior a dos homens, sendo que entre os de nível superior completo elas atingem 52.5%” e “43,4% dos domicílios no DF são comandados por mulheres, tendo a maioria entre 30 e 34 anos de idade”.

Sobre o crescimento urbano e planejamento, Ivelise irá destacar a importância da gestão compartilhada do Governo do Distrito Federal que elaborou seus programas e projetos, em conjunto com moradores, incentivando a organização da sociedade e valorizando lideranças comunitárias. A presidente apontará os principais desafios atuais do DF, comuns nas demais metrópoles brasileiras, como transporte, espaço urbano, políticas públicas e ressaltará que o momento atual exige abordagens centradas em gestão integrada e participativa, capaz de requalificar os espaços urbanos, tornando-os mais justos e sustentáveis.

Edição Internet: Eliane Menezes

Ascom – Carolina Goulart