Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/18 às 19h18 - Atualizado em 8/05/18 às 19h29

Quase 51% dos moradores de Santo Antônio do Descoberto trabalham no DF

COMPARTILHAR
Sérgio Jatobá apresenta perfil socioeconômico de Santo Antônio do Descoberto

Sérgio Jatobá apresenta perfil socioeconômico de Santo Antônio do Descoberto. Foto: Toninho Leite/Codeplan

Dos 64.567 habitantes de Santo Antônio do Descoberto (GO), 56.232 são classificados como população economicamente ativa — desses, 41,74% têm trabalho remunerado. Os dados estão na Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad), feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2017 e divulgada na tarde desta terça-feira (8).

 

O levantamento mostra que 50,78% da população ocupada sai da cidade goiana para trabalhar no DF. Aqueles empregados no próprio município também apresentam números expressivos: 45,84%. Os demais ocupam cargos em outras regiões metropolitanas, como Águas Lindas e Valparaíso de Goiás.

 

Segundo o gerente de Estudos Urbanos da Codeplan, Sérgio Jatobá, apesar de a maioria depender do mercado de trabalho externo, esse é um dado positivo uma vez que, da pesquisa de 2013 para a atual, houve mudanças importantes. Na apuração anterior, eram 59,3% de pessoas empregadas que saíam da região, enquanto 37% trabalhavam em Santo Antônio do Descoberto.

 

“Ainda é um número alto [de trabalhadores no DF], mas o importante é essa redução acompanhada do aumento significativo das pessoas que ficam no próprio município”, ressaltou Jatobá.

 

De acordo com a Codeplan, os resultados da Pmad permitem conhecer melhor a situação socioeconômica, demográfica e de moradia da população urbana residente em cada um dos municípios pesquisados.

 

Ao examinar a naturalidade dos habitantes, por exemplo, nota-se que a maioria não nasceu em Goiás — 78,83% vieram de outras unidades da Federação. Desses, o Distrito Federal concentra o maior quantitativo populacional migratório (48,34%), seguido pelo Maranhão (8,97%), pelo Piauí (8,61%) e pela Bahia (7,41%).

 

Ainda segundo o estudo, Santo Antônio tem uma população jovem. Moradores com até 39 anos representam 66,03% do total. A internet está presente em 51,38% dos domicílios.

 

Com relação ao serviço de saúde, 95,49% dos habitantes declararam utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). Deles, 29,42%, no DF.

 

Santo Antônio do Descoberto é a quarta cidade da Periferia Metropolitana de Brasília que tem nova edição da Pmad, divulgada neste ano. As outras foram Novo Gama, Formosa e Luziânia.

 

DÁVINI RIBEIRO, COM EDIÇÃO DE RAQUEL FLORES (AGÊNCIA BRASÍLIA)

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080