Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/11 às 13h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Santa Maria, com 115.607 habitantes, tem população ainda jovem

(16/06/2011 – 10:28)

Foto: Laerte Gouvea
SantaMaria110616Os novos dados socioeconômicos para Santa Maria estão disponíveis neste site, em Publicações Técnicas, ou pelo link SANTA MARIA  
 
Segundo a PDAD, divulgada hoje pela Codeplan, Santa Maria é uma Região Administrativa consolidada, com 115.607 habitantes, registrando uma população ainda jovem, embora a participação do grupo de 0 a 14 anos seja um pouco menor e a participação média de idosos similar à registrada no DF como um todo.  
 
A maior parte de sua população é constituída por mulheres. A razão de sexo, que é expressa pelo número de homens para cada 100 mulheres, é de 95,0, acima da registrada no Distrito Federal (91,0). Na RA XIII (Santa Maria) há predominância do sexo masculino como responsável pelos lares. O número médio de pessoas por domicílio está acima do registrado no DF como também em relação às regiões administrativas já pesquisadas.  
 
Quanto à escolaridade da população total de Santa Maria, a maior participação concentra-se na categoria dos que têm o ensino fundamental incompleto, ressaltando que quase metade desse contingente refere-se a estudantes na faixa etária adequada. O ensino médio completo é a segunda escolaridade com maior representatividade na localidade. Observa-se também um aumento considerável da proporção de pessoas que possuem o ensino superior, incluindo cursos de especialização e mestrado. Registram-se, também, ganhos na área social como, por exemplo, melhoria da condição dos domicílios e forte redução do analfabetismo.  
 
O tipo de residência predominante na região é a casa em alvenaria, sendo que mais  de 2/3 são próprias,  com  serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário por rede geral e serviço de limpeza urbana praticamente universalizados.  
 
A atividade remunerada da população urbana é mais voltada para o comércio com empregados com carteira de trabalho assinada e para funcionalismo público do GDF e do Governo Federal. A renda domiciliar da localidade é considerada baixa, 4,5 salários mínimos mensais. Em comparação à PDAD 2004, a renda apresentou ganho significativo. Santa Maria é uma Região Administrativa que oferece 26,3% postos de trabalho aos seus moradores, mas grande parte de seus residentes trabalham na RA Brasília.

Ascom/Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br