Júlio Miragaya: Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia
Nesta semana, Brasília comemorou seu 54º aniversário. É aniversário também da Área Metropolitana de Brasília (AMB). Oito de seus 12 municípios foram criado sem decorrência da fundação de Brasília, e mesmo aqueles que já existiam em 1960 passaram por uma espécie de refundação .
Luziânia, fundada em 1746, Formosa(1843), Planaltina (1859) e Cristalina (1916) eram, em 1960,municípios com população diminuta e essencialmente rural, mas com a implantação da nova capital no Planalto Central, toda a região limítrofe ao Quadrilátero passou por uma verdadeira explosão populacional, de forma que os 77,1 mil habitantes de 1960 aumentaram para 1,17 milhão em 2014, crescimento espantoso de 1.548% em pouco mais de cinco décadas.
Em seus 54 anos, a Área Metropolitana de Brasília atinge os 4 milhões de habitantes, assumindo a condição de 6ª maior metrópole brasileira e uma das cem no mundo com população acima deste patamar. Infelizmente o crescimento demográfico não foi acompanhado pelo desenvolvimento econômico e social, o que torna nossa periferia metropolitana a de menor PIB perca pita entre as 12 maiores metrópoles brasileiras e a de piores indicadores sociais.
As assimetrias entre o DF e a periferia metropolitana são imensas, pois se a população do DF (2,85 milhões) é 2,4 vezes maior que a da AMB, seu PIB é nada menos que 20vezes superior. O desafio, portanto, é alavancar o desenvolvimento da AMB de forma integrada para que toda ela tenha motivos para comemorar.
Saúdo os 54 anos de Brasília e de sua área metropolitana com o coração despedaçado pela perda de minha querida sobrinha Carla Miragaya. Que o enorme brilho de sua curta existência ilumine os próximos anos de nossa cidade e de sua querida Valença.
Jornal de Brasília,25.04.2014
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br