De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de Sobradinho II, os baixos índices das taxas de violência e analfabetismo da cidade foram destaques no estudo divulgado hoje (31/10). A pesquisa aponta que 1,25% da população não sabe ler ou escrever e apenas 1,52% declara ter sofrido algum tipo de violência, sendo quase metade referente a furtos.
Com população total estimada em 98 mil habitantes, a Região Administrativa é composta por 65,01% de pessoas entre 15 e 59 anos, o que expressa positivamente a força de trabalho local, de acordo com a economista Iraci Peixoto, da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Dieps) da Codeplan. Já o número de moradores que trabalham em Sobradinho II é de apenas 18,04%, seguido por Brasília, com 44,92%, e Sobradinho, 17,97%.
Jusçânio Umbelino, gerente de Base de Dados da Dieps, ressaltou a dependência da RA em relação ao Plano Piloto, questão percebida também nos estudos já realizados em outras regiões, e sugeriu maior atenção à economia da cidade para um melhor desenvolvimento e diminuição dessa dependência.
A pesquisa afirma que 38,96% dos domicílios possuem esgotamento por rede geral, 46,28% contam com fossa séptica e 14,76% fossa rudimentar. O administrador de Sobradinho II, Salomão Gomes de Vasconcelos, destacou que atualmente a região passa por obras para resolução de problemas sobre esgotamento sanitário.
Outros dados em destaque são a utilização dos postos de saúde da própria Região (69,83%), das escolas locais (28,60%) e a porcentagem de imóveis em terrenos não legalizados, com quase 60%.
Confira a pesquisa, na íntegra, aqui.
Texto: Marla Marçal
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br