27/03/13 às 23h58 - Atualizado em 29/10/18 às 12h00

Codeplan promove 1º Fórum de presidentes e gestores das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística

Em parceria com a ANIPES, Companhia realiza encontro de dirigentes de todo o país com representantes do IPEA e do IBGE

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com a Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – ANIPES reuniu, durante os dias 26 e 27 de março, presidentes e gestores de instituições de todo o País no 1º Fórum de presidentes e gestores das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística, para debaterem a implementação de projetos de interesse mútuo e aprofundarem as parcerias com o Instituto de Geografia e Estatística – IBGE e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

Com o IPEA, a discussão transcorreu em torno da manutenção de projetos da Rede IPEA (Redes Urbanas, Erradicação da Extrema Pobreza e Trajetórias Tecnológicas); os indicadores de mensuração dos níveis de pobreza; monitoramento de políticas públicas; capacitação e pesquisa de campo sobre a percepção social das funções públicas.

O monitoramento tem que ser contínuo. As avaliações devem ser constantes. “Quando os gestores entenderem que os indicadores são importantes, obtendo informação para destravar projetos, terem direção e não trabalharem às cegas, as tomadas de decisão serão eficientes e eficazes, afirmou Sergei Soares, chefe de gabinete do IPEA.

Para o representante de Fundação de Economia e Estatística – FEE, do Rio Grande do Sul, Adalmir Antônio Marquetti, não existe uma regularidade nos indicadores de infraestrutura de transporte, por isso a parceria com o IPEA vai ser um ganho.

Na pauta com o IBGE, os itens abordados foram a ampliação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM); a formalização da cooperação do IBGE com as IPES nas projeções demográficas; a cooperação nas pesquisas de índices de preços e de orçamentos familiares; a nova PNAD – com incorporação da Pesquisa Mensal de Emprego; a possibilidade de acesso permanente das IPEs ao Banco Multidimensional de Estatística (BME) e a atualização da regionalização das meso e microrregiões geográficas com a participação das IPEs, além da discussão sobre critérios para a formação de regiões metropolitanas.

Para Mércia Quintslr, diretora do Instituto de Geografia e Estatística –IBGE, há interesse do órgão em aproximar as instituições e isso tem avançado.

Para José Edil Benedito, diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves, do Espírito Santo, o Fórum, realizado em Brasília, é um marco de articulação dos estados brasileiros e de seus parceiros federais, para identificar, diagnosticar e propor agendas transversais, temas comuns de trabalho entre a sociedade e as administrações estaduais.

Foi deliberada a realização de workshop em 27 e 28 de junho, em São Paulo, para discutir as distintas metodologias na elaboração de Índices de Desenvolvimento Municipais (IDMs).

No encontro, realizado no IPEA e na Fecomércio-DF, estiveram presentes 28 representantes de instituições de planejamento, pesquisa e estatística de 21 unidades da federação.

Texto de Eliane Menezes, com colaboração de Júlio Miragaya