(25/07/2012 – 14:22)
Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DF, divulgada nesta manhã, a Taxa de Desemprego Total no Distrito Federal apresentou leve queda, ao passar de 13,0%, em maio, para 12,9%, em junho. Observou-se pequena redução na Taxa de Desemprego Aberto (de 10,1% passou para 9,8%) e relativa estabilidade na Taxa de Desemprego Oculto (de 2,9% passou para 3,1%).
A população desempregada no Distrito Federal no mês de junho foi de 186 mil pessoas, mantendo-se relativamente estável em relação ao mês de maio (-2 mil). Esse resultado decorreu da geração de postos de trabalho (8 mil) em número semelhante ao de pessoas que passaram a fazer parte da População Economicamente Ativa (6 mil).
No mês em análise, com pequena variação positiva do nível ocupacional (0,6%, ou 8 mil novos postos), o contingente de ocupados foi estimado em 1.261 mil. Esse resultado deveu-se ao crescimento do número de ocupados nos Serviços (1,7% ou 15 mil) e na Construção (3,4% ou 3 mil). Houve redução do número de ocupados na Indústria de Transformação (-10,9% ou menos 5 mil postos) e no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (-1,7% ou menos 4 mil). O subsetor de Administração Pública, Defesa e Seguridade Social manteve-se relativamente estável (-0,5% ou menos 1 mil novos postos).
Segundo posição na ocupação, o número de Assalariados no Distrito Federal aumentou (1,0%), resultado do desempenho positivo no Setor Privado (0,8%) e Público (1,1%). No Setor Privado, houve aumento dos assalariados Com Carteira Assinada (1,3%) e redução dos Sem Carteira Assinada (2,1%). Houve diminuição do contingente de Autônomos (-1,3%) e do agregado Outros (-3,0%) e aumento dos Empregados Domésticos (4,7%).
O Tempo Médio de Procura por Trabalho reduziu de 44 semanas, em junho de 2011, para 41 semanas em junho de 2012.
Entre maio de 2011 e 2012, o Rendimento Médio Real dos Ocupados aumentou 11,2% e o dos Assalariados, 9,5%. No mesmo período, a Massa de Rendimentos dos ocupados aumentou 14,3% e a dos assalariados, 12,8%. Em ambos os casos o resultado deveu-se ao aumento no nível de ocupação e, principalmente, no rendimento médio.
Confira a pesquisa, na íntegra, no link abaixo:
Ascom/Nilva Rios
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br