9/06/22 às 14h14 - Atualizado em 18/07/22 às 17h14

Governador sanciona lei que cria o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF

O IPEDF vai absorver as atividades que eram desenvolvidas pela antiga Codeplan

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) entra a partir de agora numa nova era. Na quarta-feira (8/6), o governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei número 7154/2022 que cria o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF Codeplan).

A mudança não está só no nome. A normativa torna o IPEDF Codeplan uma autarquia em regime especial de direito público, que vai absorver as atividades que eram desenvolvidas pela antiga Codeplan. Esta, por sua vez, entra em processo de liquidação.

Cabe ao IPEDF Codeplan continuar disseminando informações sociais, econômicas, cartográficas, demográficas, georreferenciadas, geográficas, urbanas, rurais, regionais e prestando suporte na formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

O instituto terá autonomia administrativa e financeira para caminhar com as próprias pernas no rumo do progresso e da modernidade, como se pretende o governo atual. Com isso, a Codeplan entra em processo de liquidação.

Vinculado à Secretaria de Economia, o IPEDF Codeplan sofre alteração em sua pessoa jurídica de empresa pública, que passa a ser autarquia. Mas, de resto, continua o mesmo: oferecendo excelência em pesquisas e estudos para a sociedade brasiliense e que sevem de base para as políticas públicas.

O presidente do IPEDF Codeplan, Jean Lima, ressalta que a criação do instituto é o reconhecimento do governo Ibaneis Rocha pelos serviços prestados pela Codeplan à população do DF. “Afinal, a lei institucionaliza a pesquisa, a estatística e a evidência científica como parâmetros para as políticas públicas do GDF, nos moldes do IBGE e IPEA”, ressalta Jean Lima.

Com amplo apoio na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Ibaneis conseguiu que o projeto de criação do IPEDF Codeplan fosse aprovado no dia 10 de maio por ampla maioria e em dois turnos naquele parlamento.

“A lei tem acordo com os empregados da Codeplan. Com a criação do IPEDF, as carreiras que comporão o novo quadro terão os empregados atuais da Codeplan, mantendo o vínculo celetista. A nova carreira de pesquisador será criada em lei específica. É importante ressaltar que a lei teve votação unânime na CLDF”, explica o presidente do IPEDF Codeplan, Jean Lima.

Assessoria de Comunicação Social da Codeplan